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5 ações que você deve fazer ANTES de abrir uma startup

Direito Empresarial

Estar à frente de um negó­cio ino­vador é o dese­jo de muitos brasileiros. Mas, muitas vezes, o dese­jo de empreen­der e a ânsia por colo­car sua ideia em práti­ca acabam fazen­do com que esqueçam que a história de uma start­up de suces­so começa bem antes de você abrir as portas. 

Na ver­dade, o plane­ja­men­to que ante­cede o iní­cio da oper­ação é cru­cial para deter­mi­nar se a start­up irá ou não sobre­viv­er aos primeiros meses de vida. 

Veja, a seguir, algu­mas das prin­ci­pais ações que devem ser feitas antes de você abrir sua startup. 

Fazer um Plano de Negócios 

O Plano de Negó­cios ou Busi­ness Plan é uma fer­ra­men­ta fun­da­men­tal para qual­quer tipo de empre­sa, inde­pen­dente do seu taman­ho ou seg­men­to. Ele te aju­da a orga­ni­zar infor­mações impor­tantes como dados do mer­ca­do e dos con­cor­rentes, a plane­jar como será o dia a dia da oper­ação, quais ações de mar­ket­ing serão desen­volvi­das para divul­gar a empre­sa e quan­to tudo isso vai custar. 

Através do Plano de Negó­cios o empreende­dor con­segue ter uma boa ideia de como será o seu negó­cio, tem a opor­tu­nidade de cor­ri­gir frag­ili­dades e plane­jar seus primeiros pas­sos cuidadosamente. 

Formalizar e escolher um regime tributário

A for­mal­iza­ção da start­up tam­bém é um pas­so muito impor­tante e o ide­al é que ela acon­teça antes mes­mo da empre­sa começar a funcionar. 

Além da óbvia importân­cia de estar em con­formi­dade com a lei, for­malizar a aber­tu­ra da sua start­up tam­bém vai per­mi­tir que você emi­ta nota fis­cal, pos­sa con­tratar fun­cionários e con­si­ga condições bancárias espe­ci­ais, como emprés­ti­mos e crédi­tos exclu­sivos para empresas. 

A escol­ha do regime trib­utário tam­bém é igual­mente impor­tante. Uma escol­ha incor­re­ta neste momen­to pode faz­er com que você não este­ja em con­formi­dade com a lei e pague muito mais impos­tos do que deveria. 

Criar uma reserva financeira 

A maio­r­ia dos empreendi­men­tos demo­ra alguns meses para começar a apre­sen­tar lucro, e no caso das star­tups isso não é diferente. 

Até o seu negó­cio se esta­b­ele­cer no mer­ca­do, cri­ar uma boa clien­tela e pagar todo o inves­ti­men­to feito é fun­da­men­tal que você ten­ha uma boa reser­va finan­ceira para arcar com os cus­tos da oper­ação e, tam­bém, com suas próprias despe­sas pessoais. 

Crie uma identidade profissional 

Muitos empreende­dores que não fazem bem o seu plane­ja­men­to e têm pres­sa de começar a tra­bal­har entram no mer­ca­do sem desen­volver uma boa iden­ti­dade profissional. 

Na con­cepção deles, ter ele­men­tos como um bom logo, cartões de visi­ta e um site profis­sion­al são con­quis­ta­dos ape­nas depois que a empre­sa já está esta­bi­liza­da no mercado. 

Mas a ver­dade é que se você não se apre­sen­tar como um profis­sion­al logo no lança­men­to da mar­ca, o públi­co sem­pre o verá como amador e será muito mais difí­cil se reposi­cionar no futuro. 

Então o ide­al é que, antes de abrir as por­tas, você já ten­ha uma iden­ti­dade con­sol­i­da­da que inspire cred­i­bil­i­dade, seriedade e profissionalismo. 

Contratar uma assessoria jurídica 

Out­ro pon­to fun­da­men­tal no suces­so da sua start­up é ter uma boa asses­so­ria jurídi­ca ao seu lado. Ter uma óti­ma equipe de advo­ga­dos espe­cial­iza­dos e com con­hec­i­men­to no seu negó­cio faz toda a difer­ença para quem já quer começar acertando. 

Nos pas­sos ini­ci­ais da start­up a asses­so­ria jurídi­ca pode aux­il­iar na for­mal­iza­ção do negó­cio, escol­ha do mel­hor enquadra­men­to trib­utário, reg­istro da mar­ca (ou de pro­du­tos, quan­do necessário), cri­ação de con­tratos e out­ros doc­u­men­tos jurídi­cos que você deve ter des­de o primeiro dia de oper­ação e revisão do seu Plano de Negócios. 

Além dis­so, a asses­so­ria jurídi­ca tam­bém faz uma análise de riscos, ver­i­f­i­can­do os pon­tos mais frágeis da start­up e pode cri­ar um plano de ação preventiva. 

Se você con­tar com advo­ga­dos espe­cial­iza­dos em Dire­ito Dig­i­tal, como os da Assis e Mendes, eles poderão revis­ar suas ações dig­i­tais, incluin­do seus sites, aplica­tivos e out­ras platafor­mas vir­tu­ais. Tam­bém devem te ori­en­tar sobre as novas regras de pro­teção de dados pes­soais, um assun­to com o qual todas as empre­sas que estão na inter­net devem se preocupar. 

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