No começo do ano, as empresas, normalmente, estão traçando seus planos de ação em relação às estratégias para os próximos meses.

Normalmente, esse processo envolve os departamentos administrativo, comercial, financeiro e de marketing, mas para aumentar suas chances de sucesso, o ideal é incluir também um outro setor: o jurídico.

Não é raro que as empresas, principalmente aquelas que não têm um núcleo jurídico interno, só procurem o suporte de um advogado quando já estão enfrentando um problema legal, mas isso não é o mais indicado.

Uma boa assessoria jurídica faz um raio X do negócio e o ajuda a planejar os próximos passos com mais segurança e assertividade, e não apenas a lidar com contratempos que já existem.

Confira, na sequência, como a assessoria jurídica pode ser fundamental no crescimento do seu negócio neste ano.

Tenha mais tempo para o seu negócio

Quem abre uma empresa normalmente tem muito com o que se preocupar, principalmente no começo da operação, em que o empreendedor faz um pouco de tudo. No entanto, existem áreas que exigem um conhecimento específico e tempo para dedicação constante dos quais o empreendedor nem sempre dispõe.

Com a assessoria jurídica ao seu lado, fica muito mais fácil se dedicar ao seu negócio sabendo que há um time de especialistas alinhado com o DNA da empresa e seus planos, cuidando de todos os aspectos legais e tributários que você, provavelmente, não teria tempo de gerenciar.

Dê passos com mais segurança

A falta de planejamento é uma das maiores causas de mortalidade empresarial do Brasil. Todos os anos empreendedores que não estão totalmente preparados, porque não criaram nem seguiram um plano de negócios, fecham as portas no país.

Uma boa assessoria jurídica vai ajudar o empresário a preparar e ajustar todos os aspectos do seu business plan (operacional, mercadológico, administrativo, financeiro e de marketing) a questões legais e jurídicas.

Tendo seus planos respaldados por um especialista, o empresário pode agir com muito mais segurança e foco.

Comece acertando

As empresas que estão entrando agora para o mercado também podem buscar suporte em uma assessoria jurídica para garantir que comecem bem estruturadas e tenham chances de prosperar.

Buscar apoio nos processos de decisão de regime tributário, abertura e formalização da empresa pode fazer toda a diferença, já que escolher mal nesse momento pode levar ao pagamento de tributos desnecessários e até à ilegalidade.

Além disso, o compliance feito pela assessoria jurídica garante que o empreendedor esteja em dia com suas obrigações legais, tributárias e também que contratos societários, licenças e demais aspectos administrativos estejam corretos.

Anteveja os riscos e se prepare

É sempre melhor prevenir do que remediar, principalmente no caso das empresas. No mundo corporativo, “remediar”, muitas vezes, quer dizer gastar muito e perder posicionamento no mercado buscando corrigir algo que poderia ter sido evitado.

Por meio de estudos sobre o seu negócio e o mercado em que atua, a assessoria jurídica age justamente na prevenção de riscos, identificando quais são os problemas que podem atingir a empresa a curto e longo prazo. Detectando as ameaças, advogados e gestores podem criar planos para driblar os riscos.

Gerencie crises bem preparado

É muito mais fácil resolver um problema quando você está bem preparado para lidar com ele. Quando uma empresa identifica os cenários de risco ela se torna capaz de criar formas de gerenciar as crises.

Nesse caso, a assessoria jurídica pode atuar tanto antes – na identificação e prevenção – quanto durante a crise, auxiliando os gestores e a própria equipe a enfrentar as adversidades e garantir que a empresa sobreviva, mesmo em tempos de dificuldades.

Conheça a Assis e Mendes Advogados

Se você ainda não conta com uma boa assessoria jurídica para garantir a segurança e a integridade do seu negócio, conheça a Assis e Mendes Advogados, um escritório especializado em Direito Digital, Tecnologia e Direito Empresarial que dará a segurança jurídica que sua empresa precisa para crescer em 2018!