O que fazer agora que a LGPD virou “urgente” e meus clientes querem que assinemos contratos dizendo que nos responsabilizamos pelo uso correto dos dados?

15 de setembro de 2020

Você deve ter percebido um repentino aumento nas demandas sobre a LGPD nas últimas semanas!

Com a entrada em vigor da lei antecipada, para setembro agora, grandes empresas e provavelmente os clientes mais estratégicos dos negócios começaram a disparar “sem aviso” aditivos de contratos para LGPD junto com checklists de conformidade que são difíceis de serem preenchidos por quem ainda não fez a lição de casa. 

A mesma dúvida sobre a conformidade vale para os fornecedores que têm acesso aos dados das nossas empresas e de nossos clientes. Será que as condutas destes terceiros “operadores” não pode gerar multas, indenizações ou perda de clientes por questões técnicas e jurídicas? 

As obrigações e multas são pesadas. Qualquer CEO, CIO ou gestor que lê os termos percebe que não dá para assinar compromissos assim, achando que nada vai acontecer.

Então, como se precaver e evitar que isto vire um problema?!

Aqui e ali temos participado de várias frentes para divulgar positivamente os benefícios da compliance digital, mapeamento de dados e garantia dos novos direitos dos titulares. A privacidade realmente compensa e é um investimento com ROI positivo.

Agora chegou a hora de continuar essa conscientização através de consultoria específica. Cada negócio é único e deverá demonstrar que adequado à sua maneira, com a revisão e documentação de seus processos.

Se você ainda está em dúvida sobre o que é necessário fazer, bem como responder aos questionamentos dos seus clientes ou como garantir os novos direitos dos titulares de dados, procure-nos para um bate-papo rápido com um especialista!

Nossa visão é que a LGPD não deve burocratizar os negócios, nem é tão difícil quanto outros querem fazer parecer. 

Começamos em 2.017 nesta jornada. Desde então a equipe do @Assis e Mendes Advogados está apoiando negócios do setor bancário/financeiro, varejo, indústria, saúde, internet e e-commerce de diferentes formas para a adequação à LGPD, GDPR e Proteção de Dados.

Conte conosco!

Adriano Mendes

Compartilhe:

Mais Artigos

Pejotização, autonomia contratual e trabalhadores hipersuficientes: o novo equilíbrio entre flexibilidade e segurança jurídica nas relações de trabalho

Uma mudança silenciosa no mercado de trabalho A forma como as empresas estruturam sua força de trabalho vem passando por uma transformação gradual, mas consistente. A contratação de profissionais por …

Liminar suspende IR sobre dividendos no Simples Nacional

Introdução Uma recente decisão da Justiça Federal reacendeu o debate sobre a tributação de dividendos distribuídos por empresas optantes pelo Simples Nacional. Em liminar concedida pela 26ª Vara Cível Federal …

COSIT nº 10/2026: o novo entendimento da Receita Federal sobre prêmios por desempenho

Introdução A Receita Federal publicou, em 30 de janeiro de 2026, a Solução de Consulta COSIT nº 10/2026, consolidando seu entendimento sobre a caracterização dos prêmios por desempenho pagos a …

Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 para Empresas de TI: impactos práticos e pontos de atenção para o compliance empresarial

Introdução A Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 para Empresas de Tecnologia da Informação no Estado de São Paulo, firmada entre o Sindpd-SP e o Seprosp, traz mudanças relevantes que impactam …

LGPD x GDPR: O Marco da Adequação Brasil–União Europeia e a Maior Área de Livre Fluxo de Dados do Mundo

Em 27 de janeiro de 2026, Brasil e União Europeia anunciaram oficialmente o reconhecimento recíproco da equivalência dos níveis de proteção de dados pessoais entre a Lei Geral de Proteção …

Decisão judicial relevante sobre o aumento do IRPJ e da CSLL no Lucro Presumido: impactos e avaliação estratégica

Introdução O início de 2026 foi marcado por uma alteração legislativa de forte impacto para empresas optantes pelo regime do Lucro Presumido. A mudança decorre da Lei Complementar nº 224/2025, …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.