Ter um site ativo, hoje, é praticamente obrigatório, considerando não só que os brasileiros já estão bem acostumados a comprar pela internet, como também pesquisam online mesmo se a intenção for fechar negócio com um estabelecimento físico.

E, apesar da necessidade e das facilidades de colocar um site no ar, esse é um movimento que deve ser muito bem planejado e exige a participação de profissionais.

Agora você, provavelmente, deve estar pensando que, então, o ideal é ter um redator, um web designer e até um programador para construir seu site e isso deve bastar, certo? Errado. Existe um outro profissional que deve acompanhar e validar o site da sua empresa para garantir que você possa atingir os melhores resultados e evitar complicações no futuro: o seu advogado.

Isso pode soar estranho em um primeiro momento, mas se lembrarmos que a sua marca precisa de amparo jurídico e que o site nada mais é do que uma representação digital da sua empresa, fica claro que ele também precisa ter o acompanhamento de um advogado.

Confira, na sequência, alguns dos principais pontos do desenvolvimento de um site que exigem a atenção de um advogado.

Termos de Uso

Quando acessarem seu site, todos os visitantes deverão estar de acordo com os seus Termos de Uso, uma documentação que funciona como uma espécie de contrato entre o site e o usuário e atribui direitos e deveres a cada uma das partes.

Assim, o visitante fica ciente do que é ou não permitido dentro daquele espaço e como funcionará a interação, sobretudo no caso de e-commerces, em que o contato entre consumidor e empresa se estende mesmo depois que o visitante deixa a loja virtual.

Esse documento ainda fornece informações importantes sobre o seu negócio, descrevendo qual sua finalidade e como ele deve ser utilizado, o que garante mais transparência entre você e o visitante.

Alguns dos tópicos contemplados nesse sentido podem ser a dinâmica de cadastros de clientes, oferta de produtos, meios de pagamento e definições de frete, por exemplo.

Mas, além de informar, os Termos de Uso também servem como uma proteção jurídica, de forma que, caso alguém descumpra uma das orientações do documento ou abra uma ação que vá de encontro a algo que já havia sido mencionado nos Termos de Uso, sua empresa terá suporte para contestar a acusação.

Política de Privacidade

As Políticas de Privacidade também precisam ser definidas com bastante cuidado e, de preferência, depois de consultar um advogado, para garantir que respeitem os aspectos legais do recolhimento de dados.

Todas as vezes que um visitante entra em um site ou faz um cadastro, alguns de seus dados, como endereço de IP e os produtos que visitou, podem ficar armazenados e ser usados para publicidade, por exemplo.

Por isso, é fundamental que todos os sites tenham uma Política de Privacidade muito bem estruturada e transparente para usar como proteção, caso algum cliente reclame da utilização dos seus dados.

Navegabilidade

Quando acessa seu site, o usuário demora poucos segundos para decidir se vai permanecer ali ou buscar a página do seu concorrente. Por isso, é de suma importância que todas as empresas se preocupem em ter sites simples e fáceis de navegar.

Se um site tem uma boa navegabilidade, as informações estão claras e o consumidor consegue chegar até onde deseja em poucos passos, o que garante sua permanência e aumenta as chances de conversão.

Os advogados especializados em tecnologia entendem bem o comportamento do público na internet e poderão apontar aspectos que podem ser otimizados para melhorar a navegabilidade e proporcionar resultados melhores.

Além disso, eles aproveitam para conferir todas as informações, etapas de pagamento e outros elementos que ajudam a deixar seu site mais seguro e profissional.

Agora que você entendeu melhor a importância de consultar um advogado para validar e acompanhar seu site, que tal submetê-lo a uma análise jurídica? O Assis e Mendes Advogados conta com especialistas em Tecnologia, Direito Digital e Empresarial que estão prontos para avaliar, mapear os pontos de melhoria e ajudá-lo a otimizar o seu site!