Direito Empresarial para empresas de tecnologia

26 de setembro de 2019

Direito Empresarial: você sabe o que é?

O Direito Empresarial cuida basicamente das particularidades e atividades que envolvem a empresa e o empresário. Ou seja, esse setor atua em conjunto com as normas existentes sobre as obrigações e direitos dos empresários perante sua relação com a sociedade e contratos distintos.

O advogado especializado nessa área possui amplo conhecimento em questões que envolvem as empresas. Dentro delas, podemos citar: locação, falência, sociedades empresariais e tipos de contratos. Além disso, outros assuntos envolvem o Direito Empresarial e a rotina de trabalho dentro das instituições. Por isso, o profissional deve estar atento a questões que geram em torno das legislações trabalhistas, administrativas, tributárias e outras.

Direito Empresarial para Empresas de Tecnologia

As empresas de tecnologia precisarão entender melhor sobre a nova lei brasileira que entra em vigor em agosto de 2020 – a LGPD. Visto que, caso a Lei não seja cumprida, poderão ter de arcar com severas consequências. A Lei Geral de Proteção de Dados tem como principal objetivo assegurar que as informações captadas através de sites, aplicativos e internet em geral não sejam divulgadas sem autorização.

No mundo empresarial e nas instituições que lidam diretamente com a tecnologia, a coleta de dados acontece de forma rotineira. Devido a isso, ter um bom setor jurídico que auxilie sobre o tema traz diversos benefícios para a empresa. Ou seja, a contratação de um advogado especialista em Direito Empresarial colabora para a resolução de pendências relacionadas ao setor.

A importância da Advocacia Empresarial

É fundamental que as empresas tomem atitudes de prevenção em relação a seu negócio. Ou seja, por meio do Direto Empresarial, os especialistas da área conseguem antecipar eventuais riscos e problemas que a empresa pode vir a ter com as leis. Assim, com a devida orientação, o empresário passa a estar consciente das consequências de suas atitudes e consegue analisar cada situação de forma diferenciada.

É natural que ocorram divergências e erros na relação entre empresa e funcionários. Porém, é importância ressaltarmos que muitas das vezes, elas não ocorrem por má-fé do empregador, e sim, por conta da falta de informação que ele obtém.

Assim, as empresas passam a entender a necessidade de um profissional em Direito Empresarial. Onde, por meio dele, será sabido de forma completa todas as questões jurídicas que regem as leis empresariais, direcionando gestores de forma qualificada e comprometida.

Direito Empresarial e LGPD

As empresas de tecnologia necessitam estar atentos as novas regras de proteção de dados. Na maior parte das vezes, essas instituições estão em contato direto com informações fornecidas pelos usuários.

Assim, é necessário que se atentem a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. A Lei que entra em vigor no Brasil a partir de agosto de 2020 e de qual forma ela pode afetar seu negócio. Isso porque a LGPD exigirá que as empresas tratem com transparência a forma que lidam com informações particulares dos usuários. Por isso, as operações em relação a coleta e a maneira que deverão tratar esses dados se tornarão complexas com as novas regras.

Aposte em um especialista!

Entender sobre Direito Empresarial e o Direito Digital é extremamente importante, pois colabora para que haja a prevenção de possíveis consequências indesejadas para a empresa. Assim, ter um relacionamento com profissionais especialistas na área torna sua empresa mais bem posicionada em relação as novidades que acontecem no setor.

Os advogados do Assis e Mendes são experientes nas áreas de Direito Empresarial e Direito Digital. Entendemos a importância de esclarecer aos nossos clientes todas as dúvidas e pendências em relação aos temas solicitados. Entre em contato com nosso escritório e entenda melhor de qual forma podemos auxiliar sua empresa!

 

Compartilhe:

Mais Artigos

Segurança digital no Judiciário: o que o setor privado pode aprender?

A crescente digitalização dos processos judiciais e administrativos no Brasil, exige um esforço contínuo em torno da segurança cibernética e da proteção de dados. O poder judiciário, consciente desse cenário, …

Vesting como obrigação condicional: segurança jurídica para sua empresa

O vesting como obrigação condicional é uma das formas mais eficientes de garantir que sócios e colaboradores alcancem seus direitos à medida que cumprem metas específicas e permanecem na empresa …

Segurança das Criptomoedas: Quem Responde por Ataques e Prejuízos?

A segurança das criptomoedas voltou ao centro dos debates jurídicos após casos de ataques cibernéticos que resultaram em prejuízos milionários a investidores e empresas de tecnologia. Justiça condena Google por …

Direitos Autorais no Streaming: Julgamento no STF pode mudar contratos

Os direitos autorais no streaming estão no centro de uma importante discussão no STF. O Recurso Extraordinário com Agravo 1.542.420 pode mudar a forma como contratos antigos são interpretados na …

Cobrança de tráfego de dados por provedores: o que diz o PL 469/2024 e como isso pode afetar sua empresa

Em maio de 2025, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação  realizou uma audiência pública para debater. O debate sobre a cobrança de tráfego de dados por provedores está avançando …

Novo decreto do SAC: o que muda para sua empresa em 2025

Empresas que oferecem atendimento ao consumidor — ou contratam serviços de SAC para lidar com seus clientes — precisam ficar atentas ao novo decreto do SAC, que está reformulando as …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.