Plano de stock options. A fórmula utilizada pela melhores empresas para reter talentos.

8 de fevereiro de 2023

PLANO DE STOCK OPTIONS. A FÓRMULA UTILIZADA PELA MELHORES EMPRESAS PARA RETER TALENTOS.

Um dos fatores que, sem dúvida, auxiliam cada vez mais na evolução e crescimento econômico e social das empresas é a dedicação de seus colaboradores.

Você já teve ou tem aquele(s) funcionário(s) que dá grandes ideias, que se dedica ao máximo e tem a visão de dono do negócio?

Se a resposta foi positiva para um destes casos, agora nos diga, sabendo da importância destes colaboradores chaves, se estes recebessem uma proposta de trabalho de um concorrente direto do seu negócio…

  • Você teria os recursos financeiros para garantir que ele continue na sua empresa?
  • Você encontraria alguém com facilidade para substituí-lo?
  • O que você tem feito para evitar que estes funcionários chaves não pensem em sair da sua empresa?

Pois bem…

Se você não soube responder ou disse não para os questionamentos acima, é provável que você precise de um Plano de Stock Option.

Uma ótima forma de atrair, reter talentos e impulsionar sua empresa é a criação de incentivos internos capazes, não só de motivar, mas também de gerar mais valor à empresa.

Assim, o desenvolvimento de um Plano de Stock Options sugere justamente esta prática. 

O que é?

Um Plano de Stock Option possibilita que uma porcentagem específica das ações ou quotas de uma empresa sejam adquiridas por colaboradores, possibilitando recompensá-los pelo bom trabalho realizado, bem como incentivá-los a permanecer na empresa, criando um sentimento de pertencimento.

Como Funciona?

Embora pareça simples, para fornecer as Stock Options, é necessário estruturar um plano, no qual se definirá as estratégias de abordagem, um preço (strike price), uma política de distribuição, o período de carência (cliff) e como ocorrerá o usufruto de tal benefício (vesting).

A implementação do plano de Stock Options passará por uma educação empresarial que irá desde a regulamentação jurídica contratual até o desenvolvimento da conscientização do colaborador sobre o tema.

Deve-se ter especial atenção na parte tributária, já que dependendo da forma que o plano é constituído, pode haver uma grande economia no pagamento de impostos incidentes, bem como a possibilidade disso não fazer parte do salário do empregado.

Vale a Pena?

Embora sua implementação seja um tanto quanto específica e demande assistência, o resultado é realmente compensador: fidelização de talentos em sua empresa, aumento de produtividade sem que haja investimentos grandiosos, garantia de um ambiente empresarial mais colaborativo e o inevitável crescimento da empresa.

Portanto, é imprescindível contratar uma boa assessoria jurídica para estruturação do plano de Stock Options, do contrário, a empresa estará exposta a consideráveis riscos tributários e trabalhistas, fragilizando o benefício implementado.

A equipe do Assis e Mendes está totalmente qualificada para este tipo de implementação e poderá auxiliar a sua empresa.

Compartilhe:

Mais Artigos

Plataformas e Marketplaces de Games: O Papel dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Compliance Regulatória

O mercado de games tem se tornado cada vez mais complexo, com uma enorme variedade de plataformas e marketplaces que facilitam a venda, distribuição e troca de jogos digitais. As …

Licenciamento de Propriedade Intelectual em Jogos: Riscos e Oportunidades para Estúdios e Publishers

A indústria de games movimenta bilhões de dólares globalmente e se consolida como uma das mais expressivas manifestações culturais e econômicas contemporâneas. No centro dessa cadeia de valor estão os …

Investimento em Estúdios de Games: Como Estruturar Juridicamente Sem Perder o Controle Criativo

Nos últimos anos, a indústria de games tem experimentado um crescimento exponencial. Estúdios de jogos, tanto independentes quanto de maior porte, buscam constantemente formas de financiar seus projetos, seja para …

IA e Games: implicações jurídicas da geração automatizada de conteúdo

A adoção de inteligência artificial (IA) pela indústria de games não é mais tendência: é realidade. Do design procedural de mundos à criação de personagens não jogáveis (NPCs) com comportamento …

Infraestrutura Digital para Jogos Games: Cláusulas Contratuais em Serviços de Servidores e Cloud

No universo dos jogos digitais, a infraestrutura tecnológica é um dos pilares fundamentais para garantir uma experiência de qualidade para os usuários. Estúdios de jogos dependem de servidores robustos, serviços …

Games como Serviço (GaaS): Desafios Jurídicos e Regulatórios do Modelo

O conceito de Games como Serviço (GaaS) tem se consolidado como uma das principais tendências da indústria de games. Ao contrário do modelo tradicional de jogos, em que o produto …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.