O que levar em conta na hora de escolher um Serviço de Firewall Gerenciado?

16 de novembro de 2023

Serviço de Firewall Gerenciado: Open source vs Fabricantes de código fechado

 

Pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam fortalecer suas defesas cibernéticas enfrentam a escolha entre serviços de firewall gerenciado baseados em código aberto e soluções comerciais de código fechado, podem ter diferenças decisivas na eficácia e custo benefício para este segmento de empresas:

 

Custo Acessível vs Licenças Caras:

 

Código Aberto: Oferece serviços gerenciados sem limitações e custos de licenciamento, tornando a segurança acessível para PMEs com orçamentos restritos.

Comercial de Código Fechado: Envolve despesas consideráveis devido a licenças onerosas, custo por funcionalidade, ciclo de vida curto dos appliances, custos com certificações, aumentando a carga financeira para as empresas.

 

Customização e Flexibilidade:

 

Código Aberto: Permite ajustes personalizados conforme as necessidades específicas da empresa, adaptando-se dinamicamente às mudanças no ambiente digital.

Comercial de Código Fechado: Limita a flexibilidade, uma vez que as opções de personalização são restritas pela funcionalidade pré-definida pelo fabricante.

 

Suporte e Atualizações:

 

Código Aberto: Conta com suporte contínuo da comunidade de desenvolvedores, garantindo atualizações e correções de segurança de forma ágil e sem custos adicionais

Comercial de Código Fechado: Oferece suporte formal, mas muitas vezes com taxas extras, demorados tempos de resposta, e as atualizações podem estar vinculadas a custos adicionais.

 

Transparência e Controle:

 

Código Aberto: A transparência do código permite uma compreensão completa do funcionamento interno, promovendo confiança no controle das operações de segurança.

Comercial de Código Fechado: A lógica interna muitas vezes permanece opaca, limitando a visibilidade e compreensão por parte das PMEs sobre o funcionamento detalhado.

 

Estratégias de Mitigação:

 

Código Aberto: Desafios, como a falta de suporte formal, podem ser endereçados por meio de contratos de suporte com provedores especializados, como a Cloudfence, oferecendo uma abordagem adaptável.

Comercial de Código Fechado: A dependência exclusiva do suporte do fabricante, muitas vezes com custos adicionais e em inglês, pode criar desafios adicionais para as PMEs e custos elevados no serviço.

 

Ao considerar esses aspectos, PMEs podem fazer escolhas informadas, implementando serviços de firewall gerenciado baseados em código aberto para garantir uma segurança cibernética robusta, eficiente e alinhada aos seus recursos financeiros.

 

A Cloudfence é um provedor de serviços gerenciados em segurança (MSSP), especializado em soluções open source, com atuação no Brasil, Colômbia e Portugal. Oferecemos serviços abrangentes, incluindo SOC, MDR, Nuvem Segura e Professional Services. Reconhecidos como referência em projetos open source, como o OPNsense (firewall) e o Wazuh (SIEM XDR), a Cloudfence é parceira oficial Gold do Wazuh, contando com uma equipe especializada e de colaboração estreita com a Wazuh. Nosso compromisso com a excelência e a inovação, impulsionado pelo DNA open source, nos capacita a fornecer soluções personalizadas e de alta qualidade, alinhadas às necessidades específicas de segurança cibernética de cada cliente, com suporte contínuo à comunidade.

 

Julio Camargo – CTO Cloudfence

Autor livro OPNsense Beginner to Professional: Protect networks and build next-generation firewalls easily with OPNsense

Autor treinamento OPNsense: Firewall UTM open source

Commiter projetos OPNsense & Wazuh

Compartilhe:

Mais Artigos

Regulação das Big Techs no Brasil: impactos para empresas de tecnologia

Regulação Econômica das Big Techs: o que muda com o novo projeto de lei enviado à Câmara Introdução No último dia 17/09 o governo federal enviou à Câmara dos Deputados …

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados | Impactos para empresas de tecnologia

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados — impactos para empresas de tecnologia O que é a MP 1317/2025 e por que importa A Medida Provisória nº …

ECA Digital: impactos e adequação para empresas de tecnologia

ECA Digital: impactos e oportunidades para empresas de tecnologia O que é o ECA Digital O ECA Digital, criado pela Lei nº 15.211/2025, atualiza o Estatuto da Criança e do …

REDATA: entenda o novo regime tributário para datacenters no Brasil

Novo regime tributário para datacenters: entenda os benefícios da MP 1.318/2025 O setor de tecnologia brasileiro ganhou um novo marco regulatório: a Medida Provisória nº 1.318/2025 instituiu o Regime Especial …

Segurança digital no Judiciário: o que o setor privado pode aprender?

A crescente digitalização dos processos judiciais e administrativos no Brasil, exige um esforço contínuo em torno da segurança cibernética e da proteção de dados. O poder judiciário, consciente desse cenário, …

Vesting como obrigação condicional: segurança jurídica para sua empresa

O vesting como obrigação condicional é uma das formas mais eficientes de garantir que sócios e colaboradores alcancem seus direitos à medida que cumprem metas específicas e permanecem na empresa …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.