Marco Civil da internet: tudo o que você precisa saber

28 de novembro de 2017

Em abril de 2024, a Lei nº 12.965/14, mais conhecida como Marco Civil da internet, completou 10 anos de existência, mas muita gente ainda não sabe do que se trata a proposta que prometia mudar a internet brasileira.

Se você é uma delas, não tem problema. Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é e qual a importância do Marco Civil no país.

O que é Marco Civil?

O Marco Civil foi criado para ser a lei que trata especificamente sobre a internet, já que nenhuma das outras conseguia se adequar tão bem ao mundo digital. O projeto foi polêmico desde o princípio, ficou três anos em trâmite na Câmara e sofreu mais de 50 tentativas de alteração por parte do Senado e do Congresso Nacional.

Veja, a seguir, alguns dos mais importantes princípios nos quais o Marco Civil da internet é baseado:

Neutralidade da rede: esse princípio defende que o acesso à internet deve ser igual para todos. O usuário deve pagar por um pacote de volume de dados e ser livre para acessar aquilo que quiser, não podendo ser cobrado a mais ou a menos pelo tipo de página ou serviço que acessa.

Privacidade na web: teoricamente, por meio do Marco Civil da internet, o brasileiro teria direito à privacidade, sendo que qualquer tipo de troca de dados e informações pessoais do usuário seriam mantidos em sigilo absoluto. A única forma de acessar conteúdos particulares de alguém seria por ordem judicial, para a investigação de um crime.

Esse princípio ainda identifica como criminosas as empresas brasileiras de internet que mal utilizarem ou divulgarem informações dos seus usuários que firam a privacidade deles. As penas para o descumprimento dessa parte do Marco Civil variam desde multas até o encerramento da empresa.

Registros de acesso: o Marco Civil também proíbe que os provedores de internet guardem dados e registros de acesso dos consumidores sem que haja um propósito específico e o acordo prévio com o usuário. Dessa forma, qualquer “rastro” deixado em sites não poderá ser armazenado pelas empresas que oferecem serviços de conexão. Mesmo empresas estrangeiras que têm operação no Brasil devem respeitar essa regra.

Obrigações do governo: nesta parte do Marco Civil o governo brasileiro se compromete a estimular a expansão e o desenvolvimento da internet no país, que é entendida como uma forma de promover informação, conhecimento e cultura para o povo brasileiro.

Liberdade de expressão: também é garantido pelo Marco Civil o direito à liberdade de expressão, algo que é frisado no texto como “sendo condição para o pleno exercício do direito de acesso à internet”.

Tudo isso monstra que o Brasil caminha rumo a uma internet mais justa e segura e de um judiciário com maior entendimento da necessidade da tecnologia para o desenvolvimento do país, mas ainda há muito o que caminhar para que possamos dizer que a internet no Brasil é livre, democrática e estamos seguros enquanto a acessamos.

Compartilhe:

Mais Artigos

Segurança digital no Judiciário: o que o setor privado pode aprender?

A crescente digitalização dos processos judiciais e administrativos no Brasil, exige um esforço contínuo em torno da segurança cibernética e da proteção de dados. O poder judiciário, consciente desse cenário, …

Vesting como obrigação condicional: segurança jurídica para sua empresa

O vesting como obrigação condicional é uma das formas mais eficientes de garantir que sócios e colaboradores alcancem seus direitos à medida que cumprem metas específicas e permanecem na empresa …

Segurança das Criptomoedas: Quem Responde por Ataques e Prejuízos?

A segurança das criptomoedas voltou ao centro dos debates jurídicos após casos de ataques cibernéticos que resultaram em prejuízos milionários a investidores e empresas de tecnologia. Justiça condena Google por …

Direitos Autorais no Streaming: Julgamento no STF pode mudar contratos

Os direitos autorais no streaming estão no centro de uma importante discussão no STF. O Recurso Extraordinário com Agravo 1.542.420 pode mudar a forma como contratos antigos são interpretados na …

Cobrança de tráfego de dados por provedores: o que diz o PL 469/2024 e como isso pode afetar sua empresa

Em maio de 2025, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação  realizou uma audiência pública para debater. O debate sobre a cobrança de tráfego de dados por provedores está avançando …

Novo decreto do SAC: o que muda para sua empresa em 2025

Empresas que oferecem atendimento ao consumidor — ou contratam serviços de SAC para lidar com seus clientes — precisam ficar atentas ao novo decreto do SAC, que está reformulando as …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.