Adriano Mendes

Nova tendência em criptomoedas: o que são ICOs

10 de julho de 2018

Depois do crescimento exponencial dos Bitcoins, as criptomoedas têm ganhado bastante notoriedade e muitos investidores têm se interessado pelas moedas digitais. E junto com a popularidade das criptomoedas, tem se fortalecido, também, a tendência dos ICOs.

O que é ICO?

O ICO é a sigla para Initial Coin Offer, ou Oferta Inicial da Moeda, em tradução livre. O conceito de ICO é bem parecido com o dos IPOs na Bolsa de Valores e também tem como objetivo levantar um valor de capital para desenvolver algo, geralmente projetos de criptografia. Mas no caso dos ICOs, o investidor recebe em criptomoedas ou tokens (que podem ser considerados semelhantes às ações da Bolsa).  

Na prática, o ICO é ainda bastante parecido com as campanhas de crowdfunding. Funciona assim: alguém que está desenvolvendo uma nova criptomoeda as oferece para os investidores em troca de Bitcoins ou outra moeda como forma de financiar o seu projeto. Dessa forma, o desenvolvedor consegue capital para o seu projeto e os investidores recebem retorno conforme o sucesso da moeda.

Como as ofertas são públicas, os ICOs costumam ser anunciados em fóruns do mercado de criptomoedas e os desenvolvedores divulgam informações do projeto, como metas, profissionais envolvidos, cronograma de ações e outros dados que possam convencer os investidores a apostar na ideia.

Normalmente o projeto de arrecadação tem um tempo determinado para vigorar e os tokens têm valores predefinidos. A receita levantada pode ser dividida entre a execução, campanhas publicitárias e entre os próprios desenvolvedores.  

Uma vez que o projeto é concluído, os investidores recebem suas moedas e podem escolher entre guardá-las, vendê-las ou trocá-las por outras.

É uma boa ideia apostar em ICO

Considerando que o ICO é o início de um projeto que pode ser bastante promissor, a resposta é sim, principalmente para quem deseja entrar no mercado de Bitcoins e criptomoedas.

Mas, como em qualquer outro investimento, é preciso tomar bastante cuidado e agir de forma estratégica para ter resultados positivos. Além disso, com a popularização do setor, o mercado de criptomoedas tem atraído muitos criminosos e golpistas, e já foram identificados alguns casos de fraude em ICOs.

Em abril deste ano, a SEC, órgão de segurança americana, acusou a Centra Tech de aplicar um golpe em investidores de ICO. A denúncia afirma que a empresa teria angariado mais de 32 milhões de dólares sem registrar um ICO para conversão.

Os fundadores da Centra Tech teriam conseguido isso afirmando que teriam parceria com empresas de soluções bancárias, como Visa, MasterCard e o banco americano Bancorp. A companhia contou, ainda, com materiais de marketing bem elaborados e publicidade em conjunto com celebridades para convencer os investidores a participar de um ICO que, na verdade, não existia.

Apesar de ainda ser um caso isolado, a fraude mostra como o mercado de criptomoedas ainda é bastante vulnerável a crimes digitais e como é necessário tomar bastante cuidado na hora de apostar nesse tipo de investimento.

Compartilhe:

Mais Artigos

COSIT nº 10/2026: o novo entendimento da Receita Federal sobre prêmios por desempenho

Introdução A Receita Federal publicou, em 30 de janeiro de 2026, a Solução de Consulta COSIT nº 10/2026, consolidando seu entendimento sobre a caracterização dos prêmios por desempenho pagos a …

Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 para Empresas de TI: impactos práticos e pontos de atenção para o compliance empresarial

Introdução A Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 para Empresas de Tecnologia da Informação no Estado de São Paulo, firmada entre o Sindpd-SP e o Seprosp, traz mudanças relevantes que impactam …

LGPD x GDPR: O Marco da Adequação Brasil–União Europeia e a Maior Área de Livre Fluxo de Dados do Mundo

Em 27 de janeiro de 2026, Brasil e União Europeia anunciaram oficialmente o reconhecimento recíproco da equivalência dos níveis de proteção de dados pessoais entre a Lei Geral de Proteção …

Decisão judicial relevante sobre o aumento do IRPJ e da CSLL no Lucro Presumido: impactos e avaliação estratégica

Introdução O início de 2026 foi marcado por uma alteração legislativa de forte impacto para empresas optantes pelo regime do Lucro Presumido. A mudança decorre da Lei Complementar nº 224/2025, …

Crescimento estruturado em Software Houses: Como estruturar contratos e ativos tecnológicos para escalar

Introdução Quem lidera uma software house conhece bem esse cenário: o projeto começa com um escopo claro, evolui ao longo do desenvolvimento, novas demandas surgem e, quando tudo parece encaminhado, …

Atualização obrigatória no Domicílio Judicial Eletrônico: impacto jurídico e tecnológico para empresas

Análise das recentes jurisprudências que responsabilizam fornecedores por perda de dados e do porquê empresas de tecnologia precisam reforçar contratos e governança para reduzir riscos.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.