Comunicado | Domicílio Judicial Eletrônico

17 de maio de 2024

Pedimos sua atenção para uma atualização cadastral necessária:

  • Foi instituído o Domicílio Judicial Eletrônico, com a obrigatoriedade das empresas cadastrarem um e-mail válido para receberem citações e informações da Justiça e do Poder Judiciário. 
  • Quem não fizer o cadastro voluntário até 30 de maio poderá receber multa e perder prazos judiciais.
  • O cadastro é simples e pode ser feito através do eCNPJ da empresa, com acesso ao portal indicado no nosso manual, abaixo.

A Resolução 455/22 do CNJ tornou obrigatória a utilização do domicílio eletrônico por todos os tribunais. Com isso, as empresas passarão a ser citadas sobre novos processos judiciais, além de receberem intimações judiciais sobre andamentos e atos processuais relevantes por e-mail, ao invés de cartas enviadas pelos Correios.

O cadastro é simples e pode ser feito através do portal do CNJ com o uso do eCNPJ da empresa ou dos dados de acesso ao gov.BR.

Entretanto, acompanhamos as estatísticas e percebemos que poucas empresas fizeram o seu cadastro voluntariamente. As empresas que não concluírem seus cadastros até o dia 30 de maio estarão sujeitas a multas e poderão perder o prazo para defesa, pois novas intimações e citações serão feitas para os e-mails cadastrados na base da Receita Federal.

Portanto, sugerimos que seja criado um grupo ou máscara de e-mail do tipo “novoprocessojudicialCNJ@” para que as notificações eletrônicas sejam corretamente recebidas e processadas. Não sugerimos que apenas os e-mails do nosso escritório sejam inseridos como responsáveis, para que haja duplo controle e a possibilidade de filtro dos assuntos diretamente pelos responsáveis internos antes de serem delegados para nós.

Como parte do nosso compromisso com a eficiência e agilidade, o time do contencioso do Assis e Mendes Advogados resumiu o manual do CNJ – consulte aqui – e se coloca à disposição para auxiliar nossos clientes neste cadastro.

Sempre que precisar, fale com a gente! Estamos sempre a um clique de você!

 

Compartilhe:

Mais Artigos

Regulação das Big Techs no Brasil: impactos para empresas de tecnologia

Regulação Econômica das Big Techs: o que muda com o novo projeto de lei enviado à Câmara Introdução No último dia 17/09 o governo federal enviou à Câmara dos Deputados …

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados | Impactos para empresas de tecnologia

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados — impactos para empresas de tecnologia O que é a MP 1317/2025 e por que importa A Medida Provisória nº …

ECA Digital: impactos e adequação para empresas de tecnologia

ECA Digital: impactos e oportunidades para empresas de tecnologia O que é o ECA Digital O ECA Digital, criado pela Lei nº 15.211/2025, atualiza o Estatuto da Criança e do …

REDATA: entenda o novo regime tributário para datacenters no Brasil

Novo regime tributário para datacenters: entenda os benefícios da MP 1.318/2025 O setor de tecnologia brasileiro ganhou um novo marco regulatório: a Medida Provisória nº 1.318/2025 instituiu o Regime Especial …

Segurança digital no Judiciário: o que o setor privado pode aprender?

A crescente digitalização dos processos judiciais e administrativos no Brasil, exige um esforço contínuo em torno da segurança cibernética e da proteção de dados. O poder judiciário, consciente desse cenário, …

Vesting como obrigação condicional: segurança jurídica para sua empresa

O vesting como obrigação condicional é uma das formas mais eficientes de garantir que sócios e colaboradores alcancem seus direitos à medida que cumprem metas específicas e permanecem na empresa …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.