Como garantir segurança ao realizar transações eletrônicas?

16 de novembro de 2023

Por: Marcelo Nagy (Qualisign)

 

 

Desde janeiro de 2020, quando 223 milhões de CPFs vazaram na internet ocasionando em exposição de dados pessoais, as pessoas passaram a ser vítimas dos mais diversos tipos de golpes. Entre eles, podemos citar: abertura de contas digitais, pedido de empréstimos, boletos fraudulentos, entre outros.

Inclusive, foram praticados golpes inusitados como o de financiamento de veículos. Nele, a vítima permite ser fotografada crente na entrega de um suposto “brinde” em sua casa. Porém, trata-se de uma cilada usando a foto desta pessoa como confirmação da contração de uma dívida.

Nesse contexto, é importante ressaltar que nem mesmo os contratos em papéis estão livres de falsificação. Muito pelo contrário, uma vez que os dados de todas as pessoas são facilmente obtidos na internet. Contudo, a obtenção desses dados não precisa, necessariamente vir do submundo da internet, a tal da darkweb. Os dados vazados são encontrados em fóruns indexados nos principais buscadores na rede mundial de computadores.

Segurança eletrônica no âmbito empresarial

Nesse cenário de insegurança ao realizar transações pela internet, com tantas pessoas sendo vítimas de golpes, pouco falamos das empresas. Elas também estão vulneráveis, muitas vezes tendo que absorver prejuízos em negociações fraudulentas, uma vez que a vítima não tem culpa. Mas a empresa que emprestou o dinheiro, vendeu um bem, alugou etc., como fica nessa história? O xis do problema é ter certeza de que se está realmente fazendo negócio com o cliente de verdade e não com um golpista.

Evidências técnicas e prova de autoria

Tudo pode ser contestado judicialmente, mas como as empresas estão se resguardando para casos de embates em tribunais?

A assinatura eletrônica de contratos ajuda as empresas a gerarem provas técnicas de que o signatário estava em concordância do conteúdo assinado no momento de sua anuência. Ademais, armazenamento de endereço de IP, geolocalização, coleta biométrica, são fontes de informações técnicas para demonstrar onde a pessoa se encontrava no momento de sua assinatura. Sem contar que com a utilização da assinatura digital, aquela que vincula um certificado digital na formalização, temos a prova irrefutável que a pessoa que assinou é de fato o signatário desejado, conforme preconiza a MP 2.200-2.

Para coroar, o carimbo de tempo, que garante o momento em que a pessoa assinou um documento, através do acréscimo da hora legal em sua assinatura digital, reforça ainda mais a segurança de realizar transações na internet.

Escolhendo um fornecedor que garanta a segurança

Isto posto, é importante optar por uma ferramenta de formalização digital que permita fazer tudo isto, de forma prática e segura, que seja periodicamente testada para detecção de possíveis vulnerabilidades e que impeça que os seus dados sejam vazados.

Ainda, a ferramenta escolhida deve seguir os rígidos padrões de segurança do mercado, garantindo alta disponibilidade, redundância e contingência de seus sistemas. Portanto, escolher um sistema completo de coleta de assinaturas utilizando credenciais de acesso combinadas com duplo fator de autenticação, certificado digital e carimbo de tempo para garantia de temporalidade, é sem dúvidas a alternativa mais segura.

Muitos sistemas entregam assinatura digital ou eletrônica. Contudo, é de suma importância questionar o seu fornecedor antes de escolher uma solução de assinatura, o que realmente está sendo entregue no ponto de vista de segurança ao assinar eletronicamente um documento.

Sob essa ótica, ter uma solução que agregue todos os pontos de segurança aqui citados, preferencialmente com um protocolo atestando todos os processos utilizados no ato da assinatura digital ou eletrônica de um documento é um grande diferencial em eventual embate jurídico. Assim sendo, isto fará toda a diferença para comprovar a assinatura de uma parte em um tribunal.

 

Serviços de Formalização Digital com total segurança em uma única plataforma

A QualiSign é uma empresa 100% brasileira com 30 anos no mercado e disponibiliza uma gama de serviços de formalização digital de documentos, como: Assinatura Digital e Eletrônica, E-mail com Comprovação de entrega, Aceite Digital, Carimbo de Tempo e Certificado Digital.

Além disso, o Portal QualiSign fornece diversos recursos que prezam pela segurança e privacidade de dados, em conformidade com a LGPD, como: privacidade de assinatura e acesso restrito em documentos sigilosos, privacidade de documentos entre departamentos e atribuição de acesso conforme o perfil de cada usuário

Para maiores informações sobre as nossas soluções, clique aqui, solicite um contato que retornaremos em breve.

Compartilhe:

Mais Artigos

Segurança digital no Judiciário: o que o setor privado pode aprender?

A crescente digitalização dos processos judiciais e administrativos no Brasil, exige um esforço contínuo em torno da segurança cibernética e da proteção de dados. O poder judiciário, consciente desse cenário, …

Vesting como obrigação condicional: segurança jurídica para sua empresa

O vesting como obrigação condicional é uma das formas mais eficientes de garantir que sócios e colaboradores alcancem seus direitos à medida que cumprem metas específicas e permanecem na empresa …

Segurança das Criptomoedas: Quem Responde por Ataques e Prejuízos?

A segurança das criptomoedas voltou ao centro dos debates jurídicos após casos de ataques cibernéticos que resultaram em prejuízos milionários a investidores e empresas de tecnologia. Justiça condena Google por …

Direitos Autorais no Streaming: Julgamento no STF pode mudar contratos

Os direitos autorais no streaming estão no centro de uma importante discussão no STF. O Recurso Extraordinário com Agravo 1.542.420 pode mudar a forma como contratos antigos são interpretados na …

Cobrança de tráfego de dados por provedores: o que diz o PL 469/2024 e como isso pode afetar sua empresa

Em maio de 2025, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação  realizou uma audiência pública para debater. O debate sobre a cobrança de tráfego de dados por provedores está avançando …

Novo decreto do SAC: o que muda para sua empresa em 2025

Empresas que oferecem atendimento ao consumidor — ou contratam serviços de SAC para lidar com seus clientes — precisam ficar atentas ao novo decreto do SAC, que está reformulando as …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.