Você, provavelmente, já sabe que se a sua empresa quer crescer bem estruturada, de forma segura e em conformidade com a lei precisa ter um bom escritório de advocacia ao seu lado, certo?

Mas uma das  maiores questões enfrentadas pelos empreendedores nesse sentido é: como escolher o advogado certo para minha empresa?

Se você vem se perguntando isso, continue lendo porque, a seguir, vamos enumerar os principais pontos para você analisar e escolher o escritório de advocacia perfeito para sua empresa.

Confira a especialidade

Os escritórios de advocacia costumam trabalhar com algumas especialidades, e o ideal é buscar um que tenha profissionais com conhecimento prático e teórico em Direito Empresarial. Se a internet e a tecnologia são ferramentas fundamentais para a sua empresa, também é interessante procurar escritórios focados em Direito Digital.

Entenda os diferenciais

Existem muitos bons escritórios, mas é preciso que você, enquanto cliente, se identifique com os diferenciais e as características próprias que cada um possui.

A Assis e Mendes Advogados, por exemplo, tem como diferenciais a visão de negócios focada em resultados, a personalização de cada demanda jurídica para atender a rotina e as necessidades dos clientes e o conhecimento técnico e prático dos advogados que integram o escritório.

Busque cases

Depois de selecionar alguns escritórios de advocacia para sua empresa que sejam especializados na área que você precisa e cujos diferenciais estejam alinhados ao que busca, é importante conhecer um pouco do trabalho deles, e uma das melhores formas para isso é pedir cases.

Conhecendo o perfil dos clientes que atendem, que tipo de trabalho fizeram com cada um deles e quais foram os resultados, você terá uma ideia mais clara de como funciona a atuação de cada escritório de advocacia, e isso será fundamental para sua decisão.

Conheça os advogados

Também vale muito a pena ler um pouco sobre o currículo de cada advogado do escritório. Normalmente, os profissionais têm perfis e focos de atuação variados, e conhecê-los vai esclarecer ainda mais como eles trabalham e de que forma poderiam auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.  

Marque uma reunião

Com alguns escritórios em vista, o próximo passo é marcar uma reunião. Este é o melhor momento para conferir se as suas percepções, até agora, estão certas e realinhar suas expectativas.

Na reunião, você também deve apresentar os seus problemas e necessidades e tirar todas as dúvidas que tiver sobre a forma de trabalho do escritório de advocacia e de seus advogados.

Repare, também, se há sintonia entre o que busca e o que a empresa tem a oferecer e se os profissionais agem com transparência, cordialidade e têm segurança nos seus discursos. Se não tiver encontrado muitos cases, essa também é uma ótima chance de perguntar!

Analise a proposta

Depois dessa primeira reunião, o escritório deve fazer uma análise das suas necessidades e propor o melhor serviço ou pacote de soluções para atendê-las.

Esse é o momento de analisar cuidadosamente a proposta e de entender se ela realmente lhe atenderá a curto e longo prazo e foi construída de uma forma personalizada e em conformidade com a sua empresa.