Termo de Permanência. Como gerar mão de obra qualificada para sua Empresa?

20 de setembro de 2022

Você com certeza já se deparou com aquele funcionário que é criativo, dinâmico, pro ativo, mas não possui algum requisito técnico necessário para exercer uma função.

Então, considerando a falta de qualificação, você acaba demitindo-o ou não o promovendo e vai ao mercado de trabalho contratar um novo funcionário que tenha referido requisito técnico.

Esta história lhe parece similar?  Provável que sim…

Não é de hoje que muitas empresas enfrentam o problema da qualificação técnica dos funcionários e, muitas vezes, acabam não pagando um curso por medo do funcionário deixar a empresa assim que concluir a certificação.

No entanto, para prevenir esse tipo de acontecimento existe um documento jurídico chamado Termo de Permanência.

Basicamente o Termo de Permanência garante que o funcionário, para o qual a empresa pagou um curso, mantenha seu vínculo durante um determinado período de tempo, sob pena de ter que ressarcir o valor do curso/certificação para a empresa.

Exemplo: Imagine que sua empresa tenha um funcionário que necessite de qualificação na área de Marketing. Então, ao invés de buscar um novo profissional, ela resolve pagar uma pós graduação em Marketing para o funcionário com duração de 02 anos. 

Este funcionário, por sua vez, assinará um Termo de Permanência se comprometendo a ficar na empresa pelo período de 02 anos na empresa, após a conclusão da Pós Graduação. Caso fique um tempo menor, deverá ressarcir o valor pago pela pós para a empresa.

Simples, não?!

No entanto, não é só isso. No momento que o Termo de Permanência for elaborado deve haver uma cláusula que preveja a possibilidade de descontar o valor das verbas rescisórias (limitado a 01 salário do empregado).

Além disso, uma cláusula prevendo o pagamento de eventual saldo sob pena de multa, juros e a propositura de uma ação judicial deve estar presente no Termo de Permanência.

Viu só?! Este é um documento que, sem dúvida, irá lhe ajudar a qualificar sua equipe e, ao mesmo tempo, garantir que o investimento não seja feito e perdido, caso o funcionário opte por deixar a empresa antes do término do prazo de permanência.

Compartilhe:

Mais Artigos

A Conexão entre LGPD e Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet – MCI (Lei nº 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/2018) são legislações brasileiras que se complementam na regulação …

Como os contratos de tecnologia estão sendo analisados e julgados pelo Poder Judiciário

Os contratos de tecnologia são instrumentos legais que regulam a relação entre detentores de direitos sobre marcas, patentes, tecnologias, softwares, desenhos industriais e outros ativos intangíveis, e as partes interessadas …

PEC da Redução da Jornada de Trabalho: Desafios e Implicações

O assunto dominou o mês de novembro. Confira um pouco mais

Legal as a Service: O Futuro da Consultoria Jurídica

Conheça um pouco mais sobre o LaaS, Legal as a Service

O que é VPN e como ela entrou nos holofotes brasileiros nos últimos dias

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Isso é feito através de um …

Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como o G20 aponta novas direções para a tecnologia e o setor jurídico

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial (IA) apresenta uma oportunidade única para impulsionar mudanças positivas em escala global.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.