O dia em que muitos ficaram “fora do ar”

29 de outubro de 2021

                                                              O DIA EM QUE MUITOS FICARAM “FORA DO AR”

No último dia 04/10/2021, WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentaram instabilidades e falhas, causando transtornos para muitas pessoas e empresas que utilizam tais plataformas, principalmente relacionadas ao trabalho.

Segundo o Downdetector, site que monitora o funcionamento de plataformas e aplicativos, o WhatsApp começou a ter relatos de instabilidade por volta das 12:45h do dia 04/10/2021.

O PROCON – SP notificou, no dia 05/10/2021, o WhatsApp pelo ocorrido. O órgão, através do seu diretor-executivo, Fernando Capez, em entrevista ao site Tecnoblog, informou que houve “prestação deficiente do serviço” Para ele muitas pessoas se prejudicaram em razão do problema. Informou, também, que a empresa poderá ser multada em até R$10,7 milhões.

O Facebook, se pronunciou através da sua conta no twitter, assumindo que aconteceu um problema, pedindo desculpas aos usuários e dizendo que a equipe estava trabalhando para voltar com tudo ao normal.

No decorrer do dia 04/10/2021, surgiram notícias em diversos canais de comunicação informando que documentos foram vazados devido ao “apagão”, o que gerou maiores transtornos para a empresa de Mark Zuckerberg, que foi obrigado a se manifestar publicamente. Em texto divulgado em sua página no Facebook ele informou que, dentre outras coisas, a preocupação maior da empresa não é com relação a quantidade de pessoas que foram para a concorrência nem quanto dinheiro foi perdido, mas, com àqueles que utilizam o serviço para trabalho, se comunicar com as pessoas amadas ou dar suporte para a sua comunidade.

Depois de mais de seis horas “fora do ar” os aplicativos voltaram a funcionar de forma gradual.

Cabe aqui, ainda mencionar, que o Facebook foi acusado por Frances Haugen, ex-gerente de produto da empresa, em matéria divulgada pelo jornal Wall Street, e em participação ao programa chamado “60 minutos” ambos dos Estados Unidos, que existem documentos comprovando que o Facebook sabe que as suas plataformas são usadas para transmitir ódio, violência e desinformação. Ainda foi falado que tentam esconder tais evidências.

Para saber mais sobre este e outros temas relacionados à privacidade e proteção de dados pessoais, a equipe do Assis e Mendes possui especialistas prontos para atender as necessidades de sua empresa. Entre em contato conosco pelo site www.assisemendes.com.br.

Mariana Lucas é advogada da equipe de Privacidade e Proteção de Dados do Assis e Mendes.

Compartilhe:

Mais Artigos

A Conexão entre LGPD e Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet – MCI (Lei nº 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/2018) são legislações brasileiras que se complementam na regulação …

Como os contratos de tecnologia estão sendo analisados e julgados pelo Poder Judiciário

Os contratos de tecnologia são instrumentos legais que regulam a relação entre detentores de direitos sobre marcas, patentes, tecnologias, softwares, desenhos industriais e outros ativos intangíveis, e as partes interessadas …

PEC da Redução da Jornada de Trabalho: Desafios e Implicações

O assunto dominou o mês de novembro. Confira um pouco mais

Legal as a Service: O Futuro da Consultoria Jurídica

Conheça um pouco mais sobre o LaaS, Legal as a Service

O que é VPN e como ela entrou nos holofotes brasileiros nos últimos dias

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Isso é feito através de um …

Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como o G20 aponta novas direções para a tecnologia e o setor jurídico

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial (IA) apresenta uma oportunidade única para impulsionar mudanças positivas em escala global.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.