Não perca o equipamento para seu funcionário e gaste rios de dinheiro na compra de outro.

8 de fevereiro de 2023
Comodato de Equipamento  
ProblemasSoluções
Funcionário sair da empresa e não devolverPossibilidade de identificação e ação de busca e apreensão do equipamento   Possibilidade de Lavratura de Boletim de Ocorrência por Apropriação Indébita
Quebra do Equipamento durante a utilização ou após a rescisãoPossibilidade de desconto no salário ou das verbas rescisórias
Furto ou Roubo de EquipamentoPossibilidade de Desconto no Salário ou das Verbas rescisórias, sob pena de ter que arcar com o prejuízo.
Utilização do equipamento por terceirosPossibilidade de advertência e proibição do cessão do uso
Instalação de softwares não autorizadosPossibilidade de advertência e inclusão de cláusula informando sobre o monitoramemtno constante
Acesso à sites ou armazenamento de arquivos ilícitos ou imprópriosPossibilidade de Advertência, inclusão de login e senha próprios, possibilitando verificar a partir de qual equipamento está saindo os acessos.
Vazamento de InformaçõesPossibilidade de monitoramento do computador, definição de login e senha, política de segurança da informação para armazenamento somente na rede.

Nós sabemos o quanto é difícil fazer uma empresa crescer e zelar pelo seu patrimônio.

Quando disponibilizamos um equipamento da empresa para os funcionários utilizarem temos sempre a ideia de que serão utilizados exclusivamente para os serviços e devolvidos em perfeitas condições.

No entanto, infelizmente, não é isso que acontece…

Não são raros problemas de funcionários que, após a rescisão de seu contrato, não devolvem o equipamento e somem do mapa.

Também não é raro que os funcionários utilizem, ou autorizem que terceiros utilizem, estes equipamentos para uso pessoal.

Já imaginou sua empresa ser penalizada em decorrência de crimes praticados através destes equipamentos?

Já pensou no que acontece caso este equipamento seja furtado ou roubado do seu funcionário?

Pois bem, uma simples solução para isso é a elaboração de um Contrato de Comodato.

Eu sei, você vai achar que não precisa disso, pois já celebra um termo de entrega e recebimento de equipamento com seus funcionários (as vezes nem isso)…

Mas…sinto lhe dizer, isso não é suficiente para a recuperação do equipamento de sua empresa.

Você precisa de meios que possibilitem o MONITORAMENTO, RESSARCIMENTO e PENALIZAÇÃO que só podem ser oferecidos através de um Contrato de Comodato bem redigido.

Ter a tranquilidade de poder acessar o seu equipamento e saber que não há terceiros o utilizando, armazenamento de arquivos ilícitos, acesso à sites impróprios e vazamento de informações confidenciais é fundamental para que direcione todas as suas energias ao crescimento do seu negócio.

Saber que você não perderá dinheiro na compra de outro equipamento em caso de danificação, perda ou roubo, faz com que você preserve o patrimônio de sua empresa e aumente sua lucratividade.

Ter meios de penalizar aquele que não respeita as regras de utilização do equipamento ou não o devolve, demonstra seriedade de sua companhia perante os demais colaboradores.

Não menospreze o zelo pelo patrimônio de sua empresa, entre em contato com um profisisonal do Assis e Mendes Advogados e garanta uma condição exclusiva na elaboração do seu Contrato de Comodato.

Compartilhe:

Mais Artigos

Regulação das Big Techs no Brasil: impactos para empresas de tecnologia

Regulação Econômica das Big Techs: o que muda com o novo projeto de lei enviado à Câmara Introdução No último dia 17/09 o governo federal enviou à Câmara dos Deputados …

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados | Impactos para empresas de tecnologia

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados — impactos para empresas de tecnologia O que é a MP 1317/2025 e por que importa A Medida Provisória nº …

ECA Digital: impactos e adequação para empresas de tecnologia

ECA Digital: impactos e oportunidades para empresas de tecnologia O que é o ECA Digital O ECA Digital, criado pela Lei nº 15.211/2025, atualiza o Estatuto da Criança e do …

REDATA: entenda o novo regime tributário para datacenters no Brasil

Novo regime tributário para datacenters: entenda os benefícios da MP 1.318/2025 O setor de tecnologia brasileiro ganhou um novo marco regulatório: a Medida Provisória nº 1.318/2025 instituiu o Regime Especial …

Segurança digital no Judiciário: o que o setor privado pode aprender?

A crescente digitalização dos processos judiciais e administrativos no Brasil, exige um esforço contínuo em torno da segurança cibernética e da proteção de dados. O poder judiciário, consciente desse cenário, …

Vesting como obrigação condicional: segurança jurídica para sua empresa

O vesting como obrigação condicional é uma das formas mais eficientes de garantir que sócios e colaboradores alcancem seus direitos à medida que cumprem metas específicas e permanecem na empresa …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.