Adriano Mendes

Nova tendência em criptomoedas: o que são ICOs

10 de julho de 2018

Depois do crescimento exponencial dos Bitcoins, as criptomoedas têm ganhado bastante notoriedade e muitos investidores têm se interessado pelas moedas digitais. E junto com a popularidade das criptomoedas, tem se fortalecido, também, a tendência dos ICOs.

O que é ICO?

O ICO é a sigla para Initial Coin Offer, ou Oferta Inicial da Moeda, em tradução livre. O conceito de ICO é bem parecido com o dos IPOs na Bolsa de Valores e também tem como objetivo levantar um valor de capital para desenvolver algo, geralmente projetos de criptografia. Mas no caso dos ICOs, o investidor recebe em criptomoedas ou tokens (que podem ser considerados semelhantes às ações da Bolsa).  

Na prática, o ICO é ainda bastante parecido com as campanhas de crowdfunding. Funciona assim: alguém que está desenvolvendo uma nova criptomoeda as oferece para os investidores em troca de Bitcoins ou outra moeda como forma de financiar o seu projeto. Dessa forma, o desenvolvedor consegue capital para o seu projeto e os investidores recebem retorno conforme o sucesso da moeda.

Como as ofertas são públicas, os ICOs costumam ser anunciados em fóruns do mercado de criptomoedas e os desenvolvedores divulgam informações do projeto, como metas, profissionais envolvidos, cronograma de ações e outros dados que possam convencer os investidores a apostar na ideia.

Normalmente o projeto de arrecadação tem um tempo determinado para vigorar e os tokens têm valores predefinidos. A receita levantada pode ser dividida entre a execução, campanhas publicitárias e entre os próprios desenvolvedores.  

Uma vez que o projeto é concluído, os investidores recebem suas moedas e podem escolher entre guardá-las, vendê-las ou trocá-las por outras.

É uma boa ideia apostar em ICO

Considerando que o ICO é o início de um projeto que pode ser bastante promissor, a resposta é sim, principalmente para quem deseja entrar no mercado de Bitcoins e criptomoedas.

Mas, como em qualquer outro investimento, é preciso tomar bastante cuidado e agir de forma estratégica para ter resultados positivos. Além disso, com a popularização do setor, o mercado de criptomoedas tem atraído muitos criminosos e golpistas, e já foram identificados alguns casos de fraude em ICOs.

Em abril deste ano, a SEC, órgão de segurança americana, acusou a Centra Tech de aplicar um golpe em investidores de ICO. A denúncia afirma que a empresa teria angariado mais de 32 milhões de dólares sem registrar um ICO para conversão.

Os fundadores da Centra Tech teriam conseguido isso afirmando que teriam parceria com empresas de soluções bancárias, como Visa, MasterCard e o banco americano Bancorp. A companhia contou, ainda, com materiais de marketing bem elaborados e publicidade em conjunto com celebridades para convencer os investidores a participar de um ICO que, na verdade, não existia.

Apesar de ainda ser um caso isolado, a fraude mostra como o mercado de criptomoedas ainda é bastante vulnerável a crimes digitais e como é necessário tomar bastante cuidado na hora de apostar nesse tipo de investimento.

Compartilhe:

Mais Artigos

Plataformas e Marketplaces de Games: O Papel dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Compliance Regulatória

O mercado de games tem se tornado cada vez mais complexo, com uma enorme variedade de plataformas e marketplaces que facilitam a venda, distribuição e troca de jogos digitais. As …

Licenciamento de Propriedade Intelectual em Jogos: Riscos e Oportunidades para Estúdios e Publishers

A indústria de games movimenta bilhões de dólares globalmente e se consolida como uma das mais expressivas manifestações culturais e econômicas contemporâneas. No centro dessa cadeia de valor estão os …

Investimento em Estúdios de Games: Como Estruturar Juridicamente Sem Perder o Controle Criativo

Nos últimos anos, a indústria de games tem experimentado um crescimento exponencial. Estúdios de jogos, tanto independentes quanto de maior porte, buscam constantemente formas de financiar seus projetos, seja para …

IA e Games: implicações jurídicas da geração automatizada de conteúdo

A adoção de inteligência artificial (IA) pela indústria de games não é mais tendência: é realidade. Do design procedural de mundos à criação de personagens não jogáveis (NPCs) com comportamento …

Infraestrutura Digital para Jogos Games: Cláusulas Contratuais em Serviços de Servidores e Cloud

No universo dos jogos digitais, a infraestrutura tecnológica é um dos pilares fundamentais para garantir uma experiência de qualidade para os usuários. Estúdios de jogos dependem de servidores robustos, serviços …

Games como Serviço (GaaS): Desafios Jurídicos e Regulatórios do Modelo

O conceito de Games como Serviço (GaaS) tem se consolidado como uma das principais tendências da indústria de games. Ao contrário do modelo tradicional de jogos, em que o produto …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.