Comunicado | Domicílio Judicial Eletrônico

17 de maio de 2024

Pedimos sua atenção para uma atualização cadastral necessária:

  • Foi instituído o Domicílio Judicial Eletrônico, com a obrigatoriedade das empresas cadastrarem um e-mail válido para receberem citações e informações da Justiça e do Poder Judiciário. 
  • Quem não fizer o cadastro voluntário até 30 de maio poderá receber multa e perder prazos judiciais.
  • O cadastro é simples e pode ser feito através do eCNPJ da empresa, com acesso ao portal indicado no nosso manual, abaixo.

A Resolução 455/22 do CNJ tornou obrigatória a utilização do domicílio eletrônico por todos os tribunais. Com isso, as empresas passarão a ser citadas sobre novos processos judiciais, além de receberem intimações judiciais sobre andamentos e atos processuais relevantes por e-mail, ao invés de cartas enviadas pelos Correios.

O cadastro é simples e pode ser feito através do portal do CNJ com o uso do eCNPJ da empresa ou dos dados de acesso ao gov.BR.

Entretanto, acompanhamos as estatísticas e percebemos que poucas empresas fizeram o seu cadastro voluntariamente. As empresas que não concluírem seus cadastros até o dia 30 de maio estarão sujeitas a multas e poderão perder o prazo para defesa, pois novas intimações e citações serão feitas para os e-mails cadastrados na base da Receita Federal.

Portanto, sugerimos que seja criado um grupo ou máscara de e-mail do tipo “novoprocessojudicialCNJ@” para que as notificações eletrônicas sejam corretamente recebidas e processadas. Não sugerimos que apenas os e-mails do nosso escritório sejam inseridos como responsáveis, para que haja duplo controle e a possibilidade de filtro dos assuntos diretamente pelos responsáveis internos antes de serem delegados para nós.

Como parte do nosso compromisso com a eficiência e agilidade, o time do contencioso do Assis e Mendes Advogados resumiu o manual do CNJ – consulte aqui – e se coloca à disposição para auxiliar nossos clientes neste cadastro.

Sempre que precisar, fale com a gente! Estamos sempre a um clique de você!

 

Compartilhe:

Mais Artigos

A Conexão entre LGPD e Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet – MCI (Lei nº 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/2018) são legislações brasileiras que se complementam na regulação …

Como os contratos de tecnologia estão sendo analisados e julgados pelo Poder Judiciário

Os contratos de tecnologia são instrumentos legais que regulam a relação entre detentores de direitos sobre marcas, patentes, tecnologias, softwares, desenhos industriais e outros ativos intangíveis, e as partes interessadas …

PEC da Redução da Jornada de Trabalho: Desafios e Implicações

O assunto dominou o mês de novembro. Confira um pouco mais

Legal as a Service: O Futuro da Consultoria Jurídica

Conheça um pouco mais sobre o LaaS, Legal as a Service

O que é VPN e como ela entrou nos holofotes brasileiros nos últimos dias

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Isso é feito através de um …

Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como o G20 aponta novas direções para a tecnologia e o setor jurídico

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial (IA) apresenta uma oportunidade única para impulsionar mudanças positivas em escala global.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.