Black Fraude? Como lojas virtuais podem se proteger contra fraudes

19 de novembro de 2018

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelo comércio brasileiro, em especial pelas lojas virtuais. Mas assim como a sexta-feira de liquidações gera interesse nos compradores, também acaba atraindo muitos criminosos.

São pessoas que fazem compras fraudulentas, usando informações pessoais de outros usuários e gerando os temidos chargebacks.

Nessas situações acontece o seguinte: o criminoso faz a compra usando um cartão clonado. Quando percebe o que aconteceu, o verdadeiro dono informa a operadora do cartão e solicita o estorno para receber de volta os créditos debitados pelo produto. O grande problema é que quando a loja virtual é informada que não receberá o pagamento porque a compra foi fraudulenta já entregou o produto. Com isso, a loja perde o produto e o pagamento correspondente a ele.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, é necessário tomar alguns cuidados, que nós veremos a seguir.

Continue com os procedimentos de segurança

Na Black Friday esse tipo de situação costuma ser mais comum porque o aumento no número de pedidos faz com que muitas lojas queiram agilizar as entregas e não tomem medidas de segurança, como analisar se a compra é coerente com o histórico de pedidos daquele consumidor.

Apesar de ser um dia mais agitado do que os outros, é fundamental manter os procedimentos de segurança para evitar que compras fraudulentas sejam confirmadas em sua loja.

Se proteger contra vazamento de dados

Adotar procedimentos de segurança, como a criptografia da conexão, é fundamental para todos os sites, principalmente para os que lidam com dados pessoais como números de cartões de crédito e endereços.

Mantendo a segurança digital como uma das principais preocupações do negócio, é possível reduzir as chances de criminosos conseguirem acessar informações dos clientes e vazar os dados.

Fazer confirmações com o cliente

Antes de fazer a liberação do produto para envio é fundamental entrar em contato com o consumidor para que ele confirme se realmente foi ele quem fez a compra. Apesar de exigir um pouco mais de tempo na entrega, essa ação pode evitar o prejuízo de um chargeback.

Proteger-se juridicamente

Um dos papéis da assessoria jurídica é diagnosticar os riscos e pontos frágeis na segurança digital do negócio, inclusive os que podem levar ao chargeback. Com a ajuda de advogados especializados, o lojista poderá encontrar formas de evitar as chances de sofrer com esse tipo de fraude e criar protocolos que garantam sua proteção jurídica, caso haja um vazamento de dados.

Compartilhe:

Mais Artigos

Compliance Digital: Como proteger a reputação da sua empresa na era digital?

O artigo “Compliance Digital: Como proteger a reputação da sua empresa na era digital?” discute a crescente importância do compliance digital na proteção da reputação das empresas em um mundo onde a quantidade de dados gerados diariamente é imensa. Destaca-se o crescimento exponencial da digitalização e a necessidade de medidas eficazes para mitigar riscos cibernéticos e garantir a conformidade com as normas de proteção de dados, como a LGPD.

Responsabilidade Civil das Empresas em Casos de Ataques Cibernéticos: Implicações Legais e Mitigação de Riscos

A responsabilidade civil das organizações, independentemente do setor, é uma questão de grande relevância, especialmente no que diz respeito aos ataques cibernéticos. Esses ataques podem comprometer dados sensíveis, causar prejuízos …

CONTRATOS DE FRANQUIA E DE LICENCIAMENTO E SUAS PECULIARIDADES SOB A ANÁLISE DO DIREITO EMPRESARIAL

Ao abordarmos os contratos de franquia e os de licenciamento, nos deparamos com importantes questões que carecem de elucidação por meio de uma análise acurada das peculiaridades de cada instituto, …

Responsabilidade Civil em plataformas de Redes Sociais

As redes sociais se tornaram parte essencial do nosso dia a dia, conectando milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, à medida que essas plataformas crescem, também aumentam os …

Vitória em Ação de Cobrança de R$ 1,2 Milhão: Como Garantimos a Procedência da ação para Empresa no ramo de Tecnologia

Artigo informando sobre a procedência da ação de cobrança no valor de R$1,2 milhão relativo à débitos pendentes de taxas mensais de utilização de SaaS e taxas de serviços de suporte

Juízes Brasileiros Estão Preparados para Julgar Causas Relacionadas à Inteligência Artificial?

No cenário jurídico atual, a Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma ferramenta tecnológica; ela se tornou um elemento central em diversas áreas, incluindo a aplicação da lei.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.