Cloud computing: é seguro ou não?

3 de dezembro de 2018

Você já ouviu falar ou usa o cloud computing? Talvez a resposta seja não, mas provavelmente já utilizou algum serviço que conta com essa tecnologia.

O cloud não é exatamente uma novidade, mas só recentemente empresas de todos os portes estão cogitando utilizá-lo. O termo em inglês que foi traduzido como “computação em nuvem” representa o conceito de armazenamento e interação na internet.

No cloud, as informações podem ser acessadas a partir de um computador, smartphone ou mesmo da sua TV. Porém, elas não estão, fisicamente, em nenhum desses lugares, embora virtualmente estejam em todos eles.

Parece confuso? Na verdade, é muito simples.

Até  alguns anos atrás, para armazenar arquivos e levá-los com você era necessário ter um dispositivo física, como um CD ou pen-drive, certo? A ideia do cloud é que esses mesmos arquivos possam ser transferidos para uma pasta na internet, ou seja, um ambiente digital e não fisico. Com os arquivos na nuvem, você pode acessá-los a qualquer momento com qualquer aparelho que use a internet.

As empresas têm utilizado o cloud computing de muitas maneiras. Mas, de forma geral, a computação em nuvem funciona como uma ferramenta para reduzir custos com recursos físicos e suas manutenções (justamente com pen-drives, HDs externos e outros) e auxiliar o trabalho remoto e a interação entre colaboradores que precisam atuar nos mesmos projetos simultaneamente, centralizar documentos e informações e conseguir maior agilidade e escalabilidade de recursos.

Porém, mesmo com todas essas vantagens, o cloud computing ainda é uma tecnologia nova para boa parte das pequenas e médias empresas, o que gera certo receio.

A segurança é uma das principais dúvidas nesse sentido, afinal, com tantos vazamentos de dados, invasões de ransomwares e outros problemas de segurança digital, dá para acreditar que ter toda a sua operação na internet é seguro?

Cloud computing x dispositivos físicos

Muitas pessoas acreditam que os dispositivos físicos são mais seguros porque estão sempre com elas, mas é exatamente isso que faz esse tipo de armazenamento mais arriscada.

Além do fato de pen-drives, computadores, HD externos e outros equipamentos não durarem para sempre, eles podem ser perdidos, furtados, roubados ou danificados. E se todos os seus arquivos estiverem por lá, podem ser perdidos para sempre.

Como o cloud não está fisicamente em nenhum lugar, ele está melhor protegido de ações físicas como essas.

E os riscos digitais também são baixos. Os bons provedores de cloud computing trabalham com diversas camadas de proteção de dados, incluindo a criptografia. Com isso, as chances de alguém invadir a sua pasta e acessar as informações indevidamente são muito baixas.

Outro mecanismo de segurança se baseia em particionar um mesmo elemento e armazená-lo em locais diferentes. Com isso, mesmo que alguém tenha acesso à uma das partes de um arquivo, não poderá visualizá-la porque não encontrará o restante.

É possível, ainda, criar credenciais de acesso, de forma que apenas colaboradores específicos possam acessar determinados arquivos e informações. E da mesma forma como os acessos são atribuídos, eles podem ser retirados.

Os provedores de tecnologia cloud ainda costumam oferecer serviços de backup, que são cópias de segurança que garantem a recuperação de um arquivo excluído acidentalmente. Se a exclusão tivesse acontecido em um computador ou pen-drive, o trabalho para reaver o documento seria muito maior.

Então, o cloud computing é seguro?

Podemos afirmar que sim. O cloud computing é uma tecnologia segura e que pode ser usada por empresas de todos os portes. Desde que sejam observados os aspectos que a fazem segura: como criptografia e os backups.

A tecnologia em si oferece proteção suficiente, mas ainda assim é preciso tomar cuidado na hora de escolher o seu provedor. Afinal, investir em um provedor desconhecido que vende serviços de cloud sem oferecer barreiras consistentes de segurança, não pode dar certo.

Vale ainda mencionar que a adoção do cloud computing não significa que sua empresa deva abolir o uso de outros equipamentos ou tecnologias. Mas sim que esse é mais um recurso que pode ser utilizado como forma de aumentar a segurança, melhorar a gestão e impulsionar sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre o cloud e a adoção de novas tecnologias no seu negócio, entre em contato com os advogados especialistas em Direito Digital da Assis e Mendes e as esclareça!

Compartilhe:

Mais Artigos

Desafios da Inadimplência: Estratégias e Alternativas à Judicialização

Descubra estratégias eficazes para lidar com a inadimplência de clientes sem recorrer imediatamente à judicialização. Este artigo explora alternativas viáveis, como o diálogo proativo, negociação amigável, formalização da cobrança e opções de resolução extrajudicial, visando preservar o relacionamento comercial e minimizar os impactos financeiros para sua empresa.

O que fazer se uma réplica do meu produto estiver sendo vendida em Marketplaces?

Marketplaces se tornaram essenciais no comércio online, mas também apresentam desafios, como a venda de produtos falsificados. Este artigo fornece orientações para lidar com réplicas ou falsificações de produtos em marketplaces, incluindo como identificar, denunciar e tomar medidas legais contra os infratores. Consultar um advogado e utilizar plataformas de proteção de marca são passos essenciais para proteger a reputação da marca e a integridade do mercado.

Uso da inteligência artificial e os impactos nas eleições de 2024. Você, candidato, está preparado?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou novas regras para as eleições de 2024, incluindo regulamentações sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). Candidatos devem estar preparados para usar a IA de maneira eficiente, seguindo as regras estabelecidas. A IA tem sido uma tendência global há décadas e sua regulamentação visa garantir a integridade do processo eleitoral, especialmente diante da disseminação de desinformação. O TSE proíbe o uso de chatbots para simular conversas com candidatos, deepfakes e exige que conteúdos gerados por IA sejam rotulados. As plataformas de mídia social também estão sujeitas a novas regras para promover transparência e combater a desinformação.

Quais as principais cláusulas em um Contrato de Licenciamento de Software?

Os contratos de licenciamento de software estabelecem as responsabilidades entre as partes envolvidas na utilização de um software, incluindo o direito de uso e serviços adicionais como suporte técnico e atualizações. Este artigo explora cláusulas essenciais desses contratos, como objeto, propriedade intelectual, suporte técnico, nível de disponibilidade, limitação de responsabilidade e isenção em casos de ataques hackers. Essas cláusulas são fundamentais para garantir uma negociação transparente, resolver disputas e proteger os interesses das partes envolvidas.

Vesting vs. Stock Option: Definições e Diferenças que você precisa conhecer

Descubra as definições e diferenças cruciais entre Vesting e Stock Option no contexto empresarial e de tecnologia. Este artigo explora os requisitos, aplicabilidade e implicações legais de cada método de incentivo de remuneração, ajudando você a decidir o melhor para sua empresa

Contratação de Software e Serviços em Nuvem para Órgãos Públicos: O que mudou e como se preparar

Uma nova portaria estabelece um modelo obrigatório de contratação de software e serviços em nuvem para órgãos do Poder Executivo Federal, visando garantir segurança da informação e proteção de dados. A partir de abril de 2024, os órgãos públicos deverão adotar esse modelo, que inclui critérios de avaliação, formas de remuneração e níveis de serviço. Fabricantes de tecnologia devem atender a requisitos como segurança de dados, flexibilidade de pagamento e indicadores de serviço.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.