O que fazer agora que a LGPD virou “urgente” e meus clientes querem que assinemos contratos dizendo que nos responsabilizamos pelo uso correto dos dados?

15 de setembro de 2020

Você deve ter percebido um repentino aumento nas demandas sobre a LGPD nas últimas semanas!

Com a entrada em vigor da lei antecipada, para setembro agora, grandes empresas e provavelmente os clientes mais estratégicos dos negócios começaram a disparar “sem aviso” aditivos de contratos para LGPD junto com checklists de conformidade que são difíceis de serem preenchidos por quem ainda não fez a lição de casa. 

A mesma dúvida sobre a conformidade vale para os fornecedores que têm acesso aos dados das nossas empresas e de nossos clientes. Será que as condutas destes terceiros “operadores” não pode gerar multas, indenizações ou perda de clientes por questões técnicas e jurídicas? 

As obrigações e multas são pesadas. Qualquer CEO, CIO ou gestor que lê os termos percebe que não dá para assinar compromissos assim, achando que nada vai acontecer.

Então, como se precaver e evitar que isto vire um problema?!

Aqui e ali temos participado de várias frentes para divulgar positivamente os benefícios da compliance digital, mapeamento de dados e garantia dos novos direitos dos titulares. A privacidade realmente compensa e é um investimento com ROI positivo.

Agora chegou a hora de continuar essa conscientização através de consultoria específica. Cada negócio é único e deverá demonstrar que adequado à sua maneira, com a revisão e documentação de seus processos.

Se você ainda está em dúvida sobre o que é necessário fazer, bem como responder aos questionamentos dos seus clientes ou como garantir os novos direitos dos titulares de dados, procure-nos para um bate-papo rápido com um especialista!

Nossa visão é que a LGPD não deve burocratizar os negócios, nem é tão difícil quanto outros querem fazer parecer. 

Começamos em 2.017 nesta jornada. Desde então a equipe do @Assis e Mendes Advogados está apoiando negócios do setor bancário/financeiro, varejo, indústria, saúde, internet e e-commerce de diferentes formas para a adequação à LGPD, GDPR e Proteção de Dados.

Conte conosco!

Adriano Mendes

Compartilhe:

Mais Artigos

Plataformas e Marketplaces de Games: O Papel dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Compliance Regulatória

O mercado de games tem se tornado cada vez mais complexo, com uma enorme variedade de plataformas e marketplaces que facilitam a venda, distribuição e troca de jogos digitais. As …

Licenciamento de Propriedade Intelectual em Jogos: Riscos e Oportunidades para Estúdios e Publishers

A indústria de games movimenta bilhões de dólares globalmente e se consolida como uma das mais expressivas manifestações culturais e econômicas contemporâneas. No centro dessa cadeia de valor estão os …

Investimento em Estúdios de Games: Como Estruturar Juridicamente Sem Perder o Controle Criativo

Nos últimos anos, a indústria de games tem experimentado um crescimento exponencial. Estúdios de jogos, tanto independentes quanto de maior porte, buscam constantemente formas de financiar seus projetos, seja para …

IA e Games: implicações jurídicas da geração automatizada de conteúdo

A adoção de inteligência artificial (IA) pela indústria de games não é mais tendência: é realidade. Do design procedural de mundos à criação de personagens não jogáveis (NPCs) com comportamento …

Infraestrutura Digital para Jogos Games: Cláusulas Contratuais em Serviços de Servidores e Cloud

No universo dos jogos digitais, a infraestrutura tecnológica é um dos pilares fundamentais para garantir uma experiência de qualidade para os usuários. Estúdios de jogos dependem de servidores robustos, serviços …

Games como Serviço (GaaS): Desafios Jurídicos e Regulatórios do Modelo

O conceito de Games como Serviço (GaaS) tem se consolidado como uma das principais tendências da indústria de games. Ao contrário do modelo tradicional de jogos, em que o produto …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.