FORMAS DO E-COMMERCE MELHORAR OS IMPACTOS ECONÔMICOS DE SUA EMPRESA

2 de abril de 2020

Muito se tem falado nos últimos dias sobre os impactos econômicos que a quarentena pode
trazer ao nosso país.
Realmente o brasileiro se reinventa a todo momento, desde o menor empreendedor ao maior,
enxergou uma nova janela de oportunidades para o enfrentamento do impacto através do e-
commerce. O que não poderia ser diferente, tendo em vista que conforme afirmação da
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, desde o primeiro fim de semana da quarentena
até o dia 20 de março, as lojas virtuais registraram uma alta de mais de 180% em transações. 1
Portanto, para um melhor desempenho, faz-se necessário observar alguns pontos:

Descrição de produtos e serviços
O Brasil possui uma norma muito forte na proteção ao consumidor, o que restou ainda mais
evidenciado com o Novo Decreto de Comércio Eletrônico N.º 10.271, de 06 de março de 2020.
A nova norma trata de diversas obrigações que empresas devem observar em seus e-
commerces. Desde as básicas, como características essenciais do produto ou serviço ofertados,
nome comercial do fornecedor e endereço físico e eletrônico, até o número de identificação
tributária do fornecedor.

Termos de Uso e Política de Privacidade
O consumidor deverá ser sempre informado com clareza sobre as normas da empresa e para o
que são utilizadas as informações por ele prestadas. Muito se falou nesse ponto com a Lei de
Proteção de Dados, mas é fato que os Termos de Uso e Política de Privacidade possuem um
respaldo muito além da referida Lei. Podemos exemplificar o direito de transparência regulado
pelo Código de Defesa do Consumidor.

Boas Políticas de Cancelamento

1 https://exame.abril.com.br/economia/compras-pela-internet-disparam-ate-40-com-impacto-do-novo-
coronavirus/ acesso 27.03.2020

A lei consumerista, garante que o produto ou serviço comprado através da internet, pode ser
devolvido no prazo de 7 dias de seu recebimento, para que a empresa tenha menores
prejuízos e possa se resguardar de consumidores maliciosos. Como por exemplo aqueles que
pretendem devolver o produto após o uso, deverá adotar uma boa política de cancelamento,
bem como especificar com clareza as regras caso opte pela possibilidade de troca.
Ressalta-se que em períodos de pandemia, como o qual nos encontramos, é mais fácil que haja
um entendimento dos Órgãos de Defesa do Consumidor e da Justiça, para que exista uma
prorrogação deste prazo. Portanto, é importante que sua empresa possua uma boa política
definida.

Ferramentas de CX/CRM que viabilize todas essas ações
Através de uma boa plataforma de CX/CRM, o sistema pode se adequar a futura Lei Geral de
Proteção de Dados, fazer um marketing direcionado para alcançar os potenciais clientes,
sempre com observância as normas pertinentes. Realizar uma precificação do produto com
todos os custos envolvidos, incluindo os impostos vigentes. Realizar um plano de contingência
para eventuais problemas que possam surgir, sendo certo que para tal ponto, faz-se necessário
uma equipe multidisciplinar com inclusão de uma boa assessoria jurídica.

O e-commerce sem dúvida é uma opção que deve ser explorada pelas empresas, em especial
no momento de quarentena. Podendo isso alavancar sua empresa e diminuir impactos, mas
somente quando bem aplicado.
Para mais informações sobre este e outros assuntos, a equipe de Assis e Mendes Advogados
segue – em home office – à disposição para esclarecimentos.

[author] [author_image timthumb=’on’]https://assisemendes.com.br/storage/2020/04/Vivi-2.jpg[/author_image] [author_info]Viviane Emy Mendes – Advogada no Assis e Mendes Sociedade de Advogados[/author_info] [/author]

Compartilhe:

Mais Artigos

O que é VPN e como ela entrou nos holofotes brasileiros nos últimos dias

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Isso é feito através de um …

Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como o G20 aponta novas direções para a tecnologia e o setor jurídico

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial (IA) apresenta uma oportunidade única para impulsionar mudanças positivas em escala global.

Estão vendendo um produto com o nome semelhante ao meu. Há como impedir?

Saiba como proteger sua marca contra uso indevido por meio da Propriedade Intelectual. Entenda a importância do registro de marcas, benefícios e ações legais para resguardar seu negócio

ESTOU CRIANDO UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, É POSSÍVEL PROTEGÊ-LO?

Descubra como proteger seu sistema de inteligência artificial por meio de direito autoral, patentes e acordos de confidencialidade. Saiba quais estratégias legais garantem segurança para o seu projeto de IA

Governança da IA: Convergências entre o PL 2338 e o AI Act

Descubra como o AI Act da UE e o PL 2338 no Brasil convergem na regulamentação da inteligência artificial, promovendo governança, transparência e proteção de dados. Entenda os principais pontos e o impacto da IA na sociedade

Compliance Digital: Como proteger a reputação da sua empresa na era digital?

O artigo “Compliance Digital: Como proteger a reputação da sua empresa na era digital?” discute a crescente importância do compliance digital na proteção da reputação das empresas em um mundo onde a quantidade de dados gerados diariamente é imensa. Destaca-se o crescimento exponencial da digitalização e a necessidade de medidas eficazes para mitigar riscos cibernéticos e garantir a conformidade com as normas de proteção de dados, como a LGPD.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.