Porque adotar a Participação nos Lucros e Resultados é bom para sua empresa?

8 de fevereiro de 2023

Ter uma equipe motivada é um dos melhores caminhos para o sucesso da sua empresa. Afinal, as empresas também querem ser destaque tanto quanto seus colaboradores.

Um dos principaisbenefícios que sua empresa pode conceder aos funcionários para mantê-los engajados e motivados é a adesão ao Programa de Participação dos Lucros e Resultados.

E porque a PLR é um bom benefício?

Além de ser uma motivação ao colaborador, a implementação de um programa de PLR também garante a isenção de encargos trabalhistas. Ou seja, o valor pago aos colaboradores a título de PLR é legalmente livre de impostos, como INSS e FGTS.

Veja que deste modo, ao mesmo tempo em que o seu funcionário é recompensado pelo ótimo serviço prestado, a empresa não precisa desembolsar mais do que realmente deveria.

Ademais, o Imposto de Renda aplicável ao PLR tem uma alíquota diferenciada, sendo isento de pagamento até a quantia de R$ 6.677,55

Se você é empreendedor e deseja aderir a esta estratégia, é necessário criar um acordo entre empresa e colaboradores para estabelecer metas claras e acessíveis, sempre de forma  justa, para que os funcionários sintam-se realmente contemplados.

Mas não é tão simples assim…

Além de uma lei específica que determina algumas regras para este programa, também é obrigatório a intervenção do Sindicato da Categoria para que o acordo seja homologado.

Há um grande risco da PLR ser confundido com natureza salarial se o acordo não for realizado de forma correta, com metas extremamente claras, observando os limites da Lei e do que a Convenção Coletiva da Categoria exige. 

Alguns passos para que seja implementado um Programa de Participação dos Lucros e Resultados de sua empresa são:

                i. Escolha dos Representantes mediante Ata de Eleição: necessário a elaboração de uma ata de eleição para formalização dos representantes escolhidos das Partes, sendo 03 representantes eleitos pelos empregados e 03 representantes escolhidos livremente pela empresa.

ii. Elaboração de Acordo de PLR: Para que seja homologado a PLR, a empresa deverá elaborar um Acordo de PLR, o qual constará com a participação do Sindicato dos Empregados

iii. Regras: Este acordo deve constar no mínimo, metas claras e objetivasquanto à fixação dos direitos da PLR, periodicidade do pagamento respeitando o limite previsto em lei, aplicação, vigência, entre outros pontos

                Se você se interessou neste benefício para sua empresa e para os seus funcionários, entre em contato com um profissional do Assis e Mendes Advogados e garanta uma condição exclusiva nos documentos para implementação do Programa de Partição dos Lucros e Resultados

Compartilhe:

Mais Artigos

O que é VPN e como ela entrou nos holofotes brasileiros nos últimos dias

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Isso é feito através de um …

Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como o G20 aponta novas direções para a tecnologia e o setor jurídico

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial (IA) apresenta uma oportunidade única para impulsionar mudanças positivas em escala global.

Estão vendendo um produto com o nome semelhante ao meu. Há como impedir?

Saiba como proteger sua marca contra uso indevido por meio da Propriedade Intelectual. Entenda a importância do registro de marcas, benefícios e ações legais para resguardar seu negócio

ESTOU CRIANDO UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, É POSSÍVEL PROTEGÊ-LO?

Descubra como proteger seu sistema de inteligência artificial por meio de direito autoral, patentes e acordos de confidencialidade. Saiba quais estratégias legais garantem segurança para o seu projeto de IA

Governança da IA: Convergências entre o PL 2338 e o AI Act

Descubra como o AI Act da UE e o PL 2338 no Brasil convergem na regulamentação da inteligência artificial, promovendo governança, transparência e proteção de dados. Entenda os principais pontos e o impacto da IA na sociedade

Compliance Digital: Como proteger a reputação da sua empresa na era digital?

O artigo “Compliance Digital: Como proteger a reputação da sua empresa na era digital?” discute a crescente importância do compliance digital na proteção da reputação das empresas em um mundo onde a quantidade de dados gerados diariamente é imensa. Destaca-se o crescimento exponencial da digitalização e a necessidade de medidas eficazes para mitigar riscos cibernéticos e garantir a conformidade com as normas de proteção de dados, como a LGPD.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.