Fui vítima de um crime virtual: e agora?

29 de maio de 2024

No mundo digital de hoje, os crimes virtuais, também chamados de crimes digitais ou cibernéticos, se tornaram cada vez mais comuns e podem afetar qualquer pessoa. Por isso, é muito importante saber o que fazer para se proteger e buscar justiça.

Existem vários tipos de crimes que podem ser cometidos nos ambientes virtuais, dentre os quais são os mais comuns: crimes contra a vida (incitação ao suicídio), crimes contra a liberdade individual (constrangimento, intimidação sistemática ou bullying, ameaça, perseguição ou stalking, violação de correspondência, violação de segredo, invasão de dispositivo informático), crimes contra o patrimônio (furto eletrônico, extorsão, estelionato e fraude eletrônica).

Primeiramente, é de extrema importância a conscientização e a prevenção contra os crimes cibernéticos para evitar que você seja vítima de um deles e tenha seus direitos e bens lesionados. Aí vão algumas dicas do Assis e Mendes para você proteger você e os seus:

  • Não forneça suas informações pessoais, sejam dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF, RG, endereço, telefone, entre outros) com desconhecidos. Não compartilhe login e senha com ninguém, e guarde essas informações em local seguro.
  • Use senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas online. Use letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (!@#$) para deixar suas senhas mais fortes. Não utilize nomes, datas de nascimento ou outras informações pessoais nas senhas. 
  • Mantenha seus softwares e sistemas operacionais atualizados. Isso garante que os melhores padrões de segurança dos programas de computador e aplicativos estão sendo utilizados.
  • Tenha cuidado ao clicar em links ou abrir anexos em e-mails desconhecidos. Pode ser que links ou documentos enviados a você contenham uma “armadilha” para capturar suas informações.
  • Instale um antivírus e um firewall no seu computador.

Quando perceber que você foi vítima de um crime virtual, a primeira e mais importante coisa a se fazer é preservar as provas. Não altere ou exclua nada do seu dispositivo que possa ser prova do crime, como emails, mensagens, arquivos ou histórico do navegador.

Para evitar maiores danos ou novas invasões, altere suas senhas de todas as suas contas online, incluindo e-mails, aplicativos de bancos, redes sociais e qualquer outro serviço que tenha sido comprometido.

Se você foi vítima de fraude financeira, notifique imediatamente o seu banco ou instituição financeira. 

Em qualquer caso, procure uma delegacia especializada em crimes cibernéticos ou registre o boletim de ocorrência online. A Polícia Federal possui uma Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) que investiga crimes cibernéticos em todo o Brasil. Você pode registrar um boletim de ocorrência online no site da Polícia Federal: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/policia-federal-cria-unidade-especial-para-intensificar-a-repressao-a-crimes-ciberneticos

Por último, mas não menos importante: conte com a equipe especializada do Assis e Mendes para auxiliar você a garantir e reparar os seus direitos em caso de crime cibernético.

Compartilhe:

Mais Artigos

CONTRATOS DE FRANQUIA E DE LICENCIAMENTO E SUAS PECULIARIDADES SOB A ANÁLISE DO DIREITO EMPRESARIAL

Ao abordarmos os contratos de franquia e os de licenciamento, nos deparamos com importantes questões que carecem de elucidação por meio de uma análise acurada das peculiaridades de cada instituto, …

Responsabilidade Civil em plataformas de Redes Sociais

As redes sociais se tornaram parte essencial do nosso dia a dia, conectando milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, à medida que essas plataformas crescem, também aumentam os …

Vitória em Ação de Cobrança de R$ 1,2 Milhão: Como Garantimos a Procedência da ação para Empresa no ramo de Tecnologia

Artigo informando sobre a procedência da ação de cobrança no valor de R$1,2 milhão relativo à débitos pendentes de taxas mensais de utilização de SaaS e taxas de serviços de suporte

Juízes Brasileiros Estão Preparados para Julgar Causas Relacionadas à Inteligência Artificial?

No cenário jurídico atual, a Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma ferramenta tecnológica; ela se tornou um elemento central em diversas áreas, incluindo a aplicação da lei.

Uma fotografia ganha um prêmio (em dinheiro) e depois descobre-se que na verdade se trata de Inteligência Artificial. A empresa pode reaver o dinheiro?

O artigo versa sobre os impactos da utilização da inteligência artificial em concursos de fotografia, e suas consequências quando utilizada indevidamente.

Como a Inteligência Artificial é um Desafio ao Ordenamento Jurídico Brasileiro?

A Inteligência Artificial tem trazido benefícios ao Judiciário brasileiro mas os desafios também se mostram presentes

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.