Fui vítima de um crime virtual: e agora?

29 de maio de 2024

No mundo digital de hoje, os crimes virtuais, também chamados de crimes digitais ou cibernéticos, se tornaram cada vez mais comuns e podem afetar qualquer pessoa. Por isso, é muito importante saber o que fazer para se proteger e buscar justiça.

Existem vários tipos de crimes que podem ser cometidos nos ambientes virtuais, dentre os quais são os mais comuns: crimes contra a vida (incitação ao suicídio), crimes contra a liberdade individual (constrangimento, intimidação sistemática ou bullying, ameaça, perseguição ou stalking, violação de correspondência, violação de segredo, invasão de dispositivo informático), crimes contra o patrimônio (furto eletrônico, extorsão, estelionato e fraude eletrônica).

Primeiramente, é de extrema importância a conscientização e a prevenção contra os crimes cibernéticos para evitar que você seja vítima de um deles e tenha seus direitos e bens lesionados. Aí vão algumas dicas do Assis e Mendes para você proteger você e os seus:

  • Não forneça suas informações pessoais, sejam dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF, RG, endereço, telefone, entre outros) com desconhecidos. Não compartilhe login e senha com ninguém, e guarde essas informações em local seguro.
  • Use senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas online. Use letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (!@#$) para deixar suas senhas mais fortes. Não utilize nomes, datas de nascimento ou outras informações pessoais nas senhas. 
  • Mantenha seus softwares e sistemas operacionais atualizados. Isso garante que os melhores padrões de segurança dos programas de computador e aplicativos estão sendo utilizados.
  • Tenha cuidado ao clicar em links ou abrir anexos em e-mails desconhecidos. Pode ser que links ou documentos enviados a você contenham uma “armadilha” para capturar suas informações.
  • Instale um antivírus e um firewall no seu computador.

Quando perceber que você foi vítima de um crime virtual, a primeira e mais importante coisa a se fazer é preservar as provas. Não altere ou exclua nada do seu dispositivo que possa ser prova do crime, como emails, mensagens, arquivos ou histórico do navegador.

Para evitar maiores danos ou novas invasões, altere suas senhas de todas as suas contas online, incluindo e-mails, aplicativos de bancos, redes sociais e qualquer outro serviço que tenha sido comprometido.

Se você foi vítima de fraude financeira, notifique imediatamente o seu banco ou instituição financeira. 

Em qualquer caso, procure uma delegacia especializada em crimes cibernéticos ou registre o boletim de ocorrência online. A Polícia Federal possui uma Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) que investiga crimes cibernéticos em todo o Brasil. Você pode registrar um boletim de ocorrência online no site da Polícia Federal: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/policia-federal-cria-unidade-especial-para-intensificar-a-repressao-a-crimes-ciberneticos

Por último, mas não menos importante: conte com a equipe especializada do Assis e Mendes para auxiliar você a garantir e reparar os seus direitos em caso de crime cibernético.

Compartilhe:

Mais Artigos

Cobrança de tráfego de dados por provedores: o que diz o PL 469/2024 e como isso pode afetar sua empresa

Em maio de 2025, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação  realizou uma audiência pública para debater. O debate sobre a cobrança de tráfego de dados por provedores está avançando …

Novo decreto do SAC: o que muda para sua empresa em 2025

Empresas que oferecem atendimento ao consumidor — ou contratam serviços de SAC para lidar com seus clientes — precisam ficar atentas ao novo decreto do SAC, que está reformulando as …

Plano Nacional de Data Centers (Redata): O que muda para empresas que usam ou operam infraestrutura digital no Brasil

O ambiente digital brasileiro está passando por uma fase de transformação com o lançamento do Plano Nacional de Data Centers (Redata)  e a iminente publicação de uma Medida Provisória que …

STF reconhece a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, em julgamento finalizado em 26/06/2029. O julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1037396 (Tema 987 …

Uso do dados.gov.br por empresas: oportunidades e riscos com a LGPD

O uso de dados.gov.br por empresas é uma tendência que cresce a cada dia. O portal do Governo Federal oferece dados públicos úteis, mas é preciso cuidado ao usá-los — …

Roblox na mira da justiça Americana por rastreamento oculto  de dados de crianças

O universo digital, especialmente o mercado de jogos online, tem enfrentado desafios jurídicos cada vez mais complexos, sobretudo quando envolve a proteção de dados de crianças e adolescentes. Recentemente, uma …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.