O que é Direito Digital e qual é a relação com o seu negócio

28 de novembro de 2017

Felizmente, hoje caminhamos em direção a um futuro no qual a lei poderá agir em todos os aspectos da nossa vida, inclusive no meio digital. Já se foi o tempo em que a internet era “terra de ninguém”, e hoje, cada vez mais, adotamos a concepção de que o que é crime no mundo off-line também o é no digital.

E é exatamente sobre isso que trata o Direito Digital, um aspecto do mundo jurídico que se dedica a lidar com situações relacionadas à tecnologia e ao mundo virtual, e que merecem atenção legal.

Pensando nisso, podemos até dizer que o Direito Digital não chega a ser uma vertente específica, mas sim uma evolução do próprio Direito, já que une diversas áreas de atuação, como a civil, penal e tributária, e as atualiza levando em consideração as novas tecnologias e a internet.

A importância do Direito Digital no mundo dos negócios

Conforme vem crescendo o entendimento de que o universo digital também precisa ter regras e padrões, o mundo dos negócios que atuam na internet também tem se transformado.

E é tarefa do empreendedor garantir que a sua empresa continue operando em conformidade com a lei, pagando os tributos necessários e fornecendo todo o suporte para que seus consumidores fechem negócios em um ambiente seguro e tenham sua privacidade respeitada.

A atuação do Direito Digital no mundo empresarial se dá, basicamente, em três momentos:

Planejamento e preparação: o Direito Digital pode ajudar o consumidor desde que ele tem a ideia do negócio, auxiliando na formatação da empresa, descobrindo qual é o melhor regime tributário do negócio digital, elaborando licenças e contratos de prestação de serviços com funcionários e fornecedores totalmente personalizados para atuação no mundo online, colaborando no processo de registro e proteção da marca e muito mais.

Execução e adequação: Quando chega, de fato, na internet, também é tarefa do profissional especializado em Direito Digital garantir que a presença e os produtos digitais que comercializa (como softwares, apps e outros serviços) estejam regularizados segundo os parâmetros da lei e cuidar de tudo para que o novo negócio digital tenha a proteção jurídica contra problemas que podem surgir no futuro.

Resolução e contenção: Quando há problemas de vazamento de informações, fraudes e qualquer tipo de conflito que possa ser levado para o jurídico, também é o advogado especialista em Direito Digital a melhor pessoa a orientar a empresa e ajudá-la a seguir o caminho com o mínimo de perda.

Resumindo: quando você tem o Direito Digital do seu lado, pode criar o seu negócio online com mais tranquilidade, prevenir problemas e, se mesmo assim eles acontecerem, tem a possibilidade de corrigi-los da melhor forma possível.

Com conhecimento das leis e do Direito Digital, o empreendedor também pode lidar melhor com aspectos como o direito ao esquecimento e arrependimento, que talvez ele não conhecesse sem a orientação de um advogado e, no pior dos casos, só descobriria quando um consumidor entrasse com um processo com base em uma dessas regras.

Podemos dizer, então, que ter o apoio de um profissional de Direito Digital é fundamental para que os negócios que vão comercializar produtos digitais, vender pela internet ou ter qualquer tipo de atividade digital comecem com o pé direito, sigam protegidos juridicamente e, se houver problemas de ordem legal, possam ter todo o amparo necessário para resolvê-los da melhor forma possível.

Não contar com esse tipo de ajuda significa colocar a sua empresa e seus clientes em risco e até de estar atuando na ilegalidade, sem ter pleno conhecimento de todos os aspectos jurídicos que compõem o direito do consumidor e as suas obrigações como empresa.

Não dá para arriscar. Conte com o apoio os advogados especialistas em Direito Digital da Assis e Mendes Advogados e atualize o seu negócio para o mundo digital.

Compartilhe:

Mais Artigos

Desafios da Inadimplência: Estratégias e Alternativas à Judicialização

Descubra estratégias eficazes para lidar com a inadimplência de clientes sem recorrer imediatamente à judicialização. Este artigo explora alternativas viáveis, como o diálogo proativo, negociação amigável, formalização da cobrança e opções de resolução extrajudicial, visando preservar o relacionamento comercial e minimizar os impactos financeiros para sua empresa.

O que fazer se uma réplica do meu produto estiver sendo vendida em Marketplaces?

Marketplaces se tornaram essenciais no comércio online, mas também apresentam desafios, como a venda de produtos falsificados. Este artigo fornece orientações para lidar com réplicas ou falsificações de produtos em marketplaces, incluindo como identificar, denunciar e tomar medidas legais contra os infratores. Consultar um advogado e utilizar plataformas de proteção de marca são passos essenciais para proteger a reputação da marca e a integridade do mercado.

Uso da inteligência artificial e os impactos nas eleições de 2024. Você, candidato, está preparado?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou novas regras para as eleições de 2024, incluindo regulamentações sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). Candidatos devem estar preparados para usar a IA de maneira eficiente, seguindo as regras estabelecidas. A IA tem sido uma tendência global há décadas e sua regulamentação visa garantir a integridade do processo eleitoral, especialmente diante da disseminação de desinformação. O TSE proíbe o uso de chatbots para simular conversas com candidatos, deepfakes e exige que conteúdos gerados por IA sejam rotulados. As plataformas de mídia social também estão sujeitas a novas regras para promover transparência e combater a desinformação.

Quais as principais cláusulas em um Contrato de Licenciamento de Software?

Os contratos de licenciamento de software estabelecem as responsabilidades entre as partes envolvidas na utilização de um software, incluindo o direito de uso e serviços adicionais como suporte técnico e atualizações. Este artigo explora cláusulas essenciais desses contratos, como objeto, propriedade intelectual, suporte técnico, nível de disponibilidade, limitação de responsabilidade e isenção em casos de ataques hackers. Essas cláusulas são fundamentais para garantir uma negociação transparente, resolver disputas e proteger os interesses das partes envolvidas.

Vesting vs. Stock Option: Definições e Diferenças que você precisa conhecer

Descubra as definições e diferenças cruciais entre Vesting e Stock Option no contexto empresarial e de tecnologia. Este artigo explora os requisitos, aplicabilidade e implicações legais de cada método de incentivo de remuneração, ajudando você a decidir o melhor para sua empresa

Contratação de Software e Serviços em Nuvem para Órgãos Públicos: O que mudou e como se preparar

Uma nova portaria estabelece um modelo obrigatório de contratação de software e serviços em nuvem para órgãos do Poder Executivo Federal, visando garantir segurança da informação e proteção de dados. A partir de abril de 2024, os órgãos públicos deverão adotar esse modelo, que inclui critérios de avaliação, formas de remuneração e níveis de serviço. Fabricantes de tecnologia devem atender a requisitos como segurança de dados, flexibilidade de pagamento e indicadores de serviço.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.