Investidor-anjo: tudo o que você e sua empresa devem saber

5 de julho de 2018

As grandes ideias nem sempre nascem em ambientes que tenham recursos suficientes para que se desenvolvam e se tornem negócios de sucesso, afinal, para iniciar um novo empreendimento ou expandi-lo existe um valor de investimento do qual nem sempre os empreendedores dispõem.

E é por isso que muitas empresas, principalmente startups, têm tanto interesse em atrair um investidor-anjo, uma pessoa que possa fazer um aporte financeiro que ajude a alavancar o negócio e potencializar as vendas.

Se você também gostaria de ter esse tipo de auxílio, confira tudo o que precisa saber sobre investimento-anjo.

O que é investimento-anjo

Investimento-anjo é uma aplicação financeira feita com o objetivo de gerar crescimento econômico em um ambiente, normalmente uma empresa. Com este financiamento, o negócio pode investir em tecnologia, estrutura, profissionais e outros aspectos que vão colaborar no desenvolvimento organizacional.

Quem são os investidores-anjo

Um investidor-anjo costuma ser um empresário ou outro profissional do mundo dos negócios que tem interesse em fomentar o empreendedorismo. Essas pessoas, geralmente, têm know-how em algum tipo de mercado e capital próprio para investir, então buscam negócios promissores que podem se tornar um sucesso.

Os investidores-anjo normalmente participam dos futuros lucros das empresas ou passam a ter uma participação societária no negócio. Por conta disso, os investidores-anjo que se especializam em apostar em empresas que prosperam podem ter um retorno bastante significativo em múltiplos empreendimentos.

Quais são os prós e contras de ter um investidor-anjo no meu negócio?

A princípio, ter alguém financiando a sua ideia para que ela se torne realidade parece ser algo extremamente positivo, e realmente pode ser, desde que a relação e as expectativas do empreendedor e do investidor-anjo estejam muito bem alinhadas e sejam correspondidas.

Ter um investidor-anjo do seu lado significa que você tem mais uma pessoa que está contando com os resultados que o seu negócio deve gerar, e isso implica muita responsabilidade e dedicação de todos os envolvidos.

Além disso, dependendo do que for firmado entre as duas partes, o investidor poderá participar ativamente das decisões do negócio e, inclusive, com o dinheiro que foi aplicado, e o empreendedor precisa aprender a lidar com essa situação.

Também vale a pena mencionar que um investimento-anjo não costuma ser a solução de todos os problemas de um empreendimento, e mesmo depois que o aporte é feito, ainda será preciso trabalhar muito e pensar de forma muito estratégica para que a empresa não desande e o prejuízo seja ainda maior.

Como conseguir um investidor-anjo para a minha empresa?

Atualmente, existem várias organizações que ligam um investidor-anjo com empreendedores que gostariam de ter suas ideias de negócio financiadas, mas essa facilidade também aumenta a concorrência.

Por isso, quem deseja contar com o apoio de um investidor-anjo precisa estar muito bem preparado.

De forma geral, podemos dizer que os empreendedores que têm as melhores chances são aqueles que começam com uma boa apresentação de si mesmos e de seus negócios. Neste momento, não basta só contar sobre a história do empreendimento e sobre os produtos e serviços que tem a oferecer, mas mostrar como eles podem resolver problemas do consumidor e por que eles têm um excelente potencial de sucesso.

Ainda, é preciso demonstrar amplo conhecimento sobre o mercado, o público e a concorrência (e é por conta disso que o Plano de Negócios ou Bussiness Plan é uma ferramenta bastante útil) e  convencer o investidor de que o negócio pode realmente dar um retorno significativo para ele, já que é isso que um investidor-anjo está buscando.

Quais os cuidados jurídicos para receber investimento?

Como qualquer outro processo significativo que envolva o seu negócio, é fundamental ter um acompanhamento jurídico na hora de formalizar o investimento-anjo, para que haja proteção dos dois lados do acordo.

O investidor-anjo precisa assegurar que o dinheiro será realmente investido em pontos específicos do negócio e que ele terá o retorno combinado de acordo com a prospecção de sucesso da empresa. Enquanto isso, o empreendedor também deve se resguardar juridicamente, garantindo que o investidor só vai reclamar aquilo que lhe foi concedido no negócio e que ele transmitirá seu know-how e experiências, se isso tiver sido acordado.

Se você tem a intenção de receber aporte de um investidor-anjo, conte com o apoio dos advogados da Assis e Mendes, que conta com profissionais especializados em Direito Empresarial e que vão garantir a proteção jurídica da sua empresa e o seu crescimento!

Compartilhe:

Mais Artigos

Desafios da Inadimplência: Estratégias e Alternativas à Judicialização

Descubra estratégias eficazes para lidar com a inadimplência de clientes sem recorrer imediatamente à judicialização. Este artigo explora alternativas viáveis, como o diálogo proativo, negociação amigável, formalização da cobrança e opções de resolução extrajudicial, visando preservar o relacionamento comercial e minimizar os impactos financeiros para sua empresa.

O que fazer se uma réplica do meu produto estiver sendo vendida em Marketplaces?

Marketplaces se tornaram essenciais no comércio online, mas também apresentam desafios, como a venda de produtos falsificados. Este artigo fornece orientações para lidar com réplicas ou falsificações de produtos em marketplaces, incluindo como identificar, denunciar e tomar medidas legais contra os infratores. Consultar um advogado e utilizar plataformas de proteção de marca são passos essenciais para proteger a reputação da marca e a integridade do mercado.

Uso da inteligência artificial e os impactos nas eleições de 2024. Você, candidato, está preparado?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou novas regras para as eleições de 2024, incluindo regulamentações sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). Candidatos devem estar preparados para usar a IA de maneira eficiente, seguindo as regras estabelecidas. A IA tem sido uma tendência global há décadas e sua regulamentação visa garantir a integridade do processo eleitoral, especialmente diante da disseminação de desinformação. O TSE proíbe o uso de chatbots para simular conversas com candidatos, deepfakes e exige que conteúdos gerados por IA sejam rotulados. As plataformas de mídia social também estão sujeitas a novas regras para promover transparência e combater a desinformação.

Quais as principais cláusulas em um Contrato de Licenciamento de Software?

Os contratos de licenciamento de software estabelecem as responsabilidades entre as partes envolvidas na utilização de um software, incluindo o direito de uso e serviços adicionais como suporte técnico e atualizações. Este artigo explora cláusulas essenciais desses contratos, como objeto, propriedade intelectual, suporte técnico, nível de disponibilidade, limitação de responsabilidade e isenção em casos de ataques hackers. Essas cláusulas são fundamentais para garantir uma negociação transparente, resolver disputas e proteger os interesses das partes envolvidas.

Vesting vs. Stock Option: Definições e Diferenças que você precisa conhecer

Descubra as definições e diferenças cruciais entre Vesting e Stock Option no contexto empresarial e de tecnologia. Este artigo explora os requisitos, aplicabilidade e implicações legais de cada método de incentivo de remuneração, ajudando você a decidir o melhor para sua empresa

Contratação de Software e Serviços em Nuvem para Órgãos Públicos: O que mudou e como se preparar

Uma nova portaria estabelece um modelo obrigatório de contratação de software e serviços em nuvem para órgãos do Poder Executivo Federal, visando garantir segurança da informação e proteção de dados. A partir de abril de 2024, os órgãos públicos deverão adotar esse modelo, que inclui critérios de avaliação, formas de remuneração e níveis de serviço. Fabricantes de tecnologia devem atender a requisitos como segurança de dados, flexibilidade de pagamento e indicadores de serviço.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.