Direito Empresarial: você sabe o que é?

O Direito Empresarial cuida basicamente das particularidades e atividades que envolvem a empresa e o empresário. Ou seja, esse setor atua em conjunto com as normas existentes sobre as obrigações e direitos dos empresários perante sua relação com a sociedade e contratos distintos.

O advogado especializado nessa área possui amplo conhecimento em questões que envolvem as empresas. Dentro delas, podemos citar: locação, falência, sociedades empresariais e tipos de contratos. Além disso, outros assuntos envolvem o Direito Empresarial e a rotina de trabalho dentro das instituições. Por isso, o profissional deve estar atento a questões que geram em torno das legislações trabalhistas, administrativas, tributárias e outras.

Direito Empresarial para Empresas de Tecnologia

As empresas de tecnologia precisarão entender melhor sobre a nova lei brasileira que entra em vigor em agosto de 2020 – a LGPD. Visto que, caso a Lei não seja cumprida, poderão ter de arcar com severas consequências. A Lei Geral de Proteção de Dados tem como principal objetivo assegurar que as informações captadas através de sites, aplicativos e internet em geral não sejam divulgadas sem autorização.

No mundo empresarial e nas instituições que lidam diretamente com a tecnologia, a coleta de dados acontece de forma rotineira. Devido a isso, ter um bom setor jurídico que auxilie sobre o tema traz diversos benefícios para a empresa. Ou seja, a contratação de um advogado especialista em Direito Empresarial colabora para a resolução de pendências relacionadas ao setor.

A importância da Advocacia Empresarial

É fundamental que as empresas tomem atitudes de prevenção em relação a seu negócio. Ou seja, por meio do Direto Empresarial, os especialistas da área conseguem antecipar eventuais riscos e problemas que a empresa pode vir a ter com as leis. Assim, com a devida orientação, o empresário passa a estar consciente das consequências de suas atitudes e consegue analisar cada situação de forma diferenciada.

É natural que ocorram divergências e erros na relação entre empresa e funcionários. Porém, é importância ressaltarmos que muitas das vezes, elas não ocorrem por má-fé do empregador, e sim, por conta da falta de informação que ele obtém.

Assim, as empresas passam a entender a necessidade de um profissional em Direito Empresarial. Onde, por meio dele, será sabido de forma completa todas as questões jurídicas que regem as leis empresariais, direcionando gestores de forma qualificada e comprometida.

Direito Empresarial e LGPD

As empresas de tecnologia necessitam estar atentos as novas regras de proteção de dados. Na maior parte das vezes, essas instituições estão em contato direto com informações fornecidas pelos usuários.

Assim, é necessário que se atentem a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. A Lei que entra em vigor no Brasil a partir de agosto de 2020 e de qual forma ela pode afetar seu negócio. Isso porque a LGPD exigirá que as empresas tratem com transparência a forma que lidam com informações particulares dos usuários. Por isso, as operações em relação a coleta e a maneira que deverão tratar esses dados se tornarão complexas com as novas regras.

Aposte em um especialista!

Entender sobre Direito Empresarial e o Direito Digital é extremamente importante, pois colabora para que haja a prevenção de possíveis consequências indesejadas para a empresa. Assim, ter um relacionamento com profissionais especialistas na área torna sua empresa mais bem posicionada em relação as novidades que acontecem no setor.

Os advogados do Assis e Mendes são experientes nas áreas de Direito Empresarial e Direito Digital. Entendemos a importância de esclarecer aos nossos clientes todas as dúvidas e pendências em relação aos temas solicitados. Entre em contato com nosso escritório e entenda melhor de qual forma podemos auxiliar sua empresa!