fbpx

O mercado está repleto de empreendedores criativos querendo montar suas próprias startups de sucesso. Mas a maioria deles se amedronta frente aos grandes desafios que permeiam o universo do empreendedorismo, como a burocracia, a falta de recursos e a constante necessidade de inovação.

Realmente, criar uma startup de sucesso pode não ser uma tarefa simples, mas não é impossível. Muito pelo contrário. Com muita dedicação, paciência e as dicas certas para trilhar o caminho, você pode sim se destacar no mercado das startups brasileiras! Confira nossos melhores conselhos para alcançar este objetivo.

Faça um bom Plano de Negócios

Seu projeto pode ser ótimo, mas antes de investir o ideal é verificar se ele realmente tem potencial para se tornar um bom negócio. O Plano de Negócios ou Business Plan é fundamental nesse momento.

Com a ajuda  desta ferramenta, o empreendedor pode validar os aspectos comerciais, administrativos, financeiros, operacionais e de marketing do negócio. Dessa forma fica mais fácil entender como a empresa funcionará, na prática, e fazer pequenos ajustes antes do lançamento. Tudo isso vai te colocar mais perto de liderar uma startup de sucesso.

Procure uma assessoria jurídica

A melhor forma de criar uma startup de sucesso é garantir que você já entre no mercado acertando. Para isso o ideal é registrar sua empresa formalmente logo no início da operação e escolher o melhor regime tributário. E a assessoria jurídica é a melhor opção para te ajudar nesse aspecto.

Um bom time de advogados vai estudar a sua proposta de trabalho e sugerir os melhores caminhos para a abertura da sua startup. Além disso, ainda são responsabilidades da assessoria jurídica, estudar e ajudar você a ajustar seu Business Plan, avaliar possíveis riscos e criar planos de gestão de crise, produzir contratos profissionais para o seu negócio, e muito mais!

Enxugue despesas

Em geral, negócios começam com porte reduzido e com a maioria das startups de sucesso não foi diferente.

Iniciar uma empresa exige investimento e grande parte das empresas não dispõe de um capital muito grande nos primeiros meses de operação. Se este também é o seu caso, é importante direcionar muito bem o seu dinheiro e evitar gastar com itens que, em um primeiro momento, sejam desnecessários.

No início, pode ser que seja mais econômico manter sua operação em home-office ou em um coworking, em vez de  alugar uma sala comercial, por exemplo. Avalie muito bem os custos da operação e se esforce para diminuí-los.

Salvar essa verba inicial pode fazer toda a diferença em momentos de crise ou quando você precisar fazer um investimento maior para impulsionar o negócio.

Considere um investimento externo

É bem comum que startups e empresas inovadoras em geral busquem investimento externo. Hoje existem várias opções para conseguir capital de fora, como é o caso dos investidores-anjo, e pode ser uma boa ideia considera-los.

Além do aporte financeiro, que pode ser fundamental para acelerar o seu crescimento, um investimento de fora pode trazer know-how precioso para os negócios. Isso porque, geralmente, os investidores trazem novos conhecimentos, experiências e ideias. Esses elementos também podem ser importantíssimos para desenvolver a empresa e transformá-la em uma startup de sucesso.

Monte um time vencedor

Uma das características das startups de sucesso é ter um time unido e altamente capacitado. Naturalmente, o ambiente inovador das startups atrai profissionais apaixonados e com uma visão de mundo diferente do mercado tradicional. Mas é preciso escolhê-los com cuidado.

Se você quer liderar uma empresa realmente bem-sucedida, é fundamental trazer pessoas que queiram o mesmo. Uma boa dica para encontrar os profissionais certos é criar vagas com textos claros, honestos e que transmitam os conceitos éticos principais da sua startup.

Lapide sua ideia

Muitos empreendedores se apegam tanto às suas ideias iniciais que encontram dificuldade em evoluí-las. Mas para quem quer criar uma startup de sucesso isso é um grande erro.

As mudanças no comportamento do público, tendências de mercado, ideias de colaboradores e as próprias experiências  adquiridas ao longo do tempo podem fazer com que você questione alguns pontos do seu negócio. E tudo bem! É natural que você reveja suas estratégias e atuação, e isso é importante para lapidar e otimizar a sua startup.

Se planeje para o sucesso

Muitos empreendedores afirmam que desejam alcançar o sucesso, mas não se preparam para ele. E você não deve cometer esse erro.

Criar produtos e serviços escaláveis, treinar sua equipe para agir com profissionalismo e cuidar da imagem da sua marca desde o primeiro dia de operação são atitudes essenciais para quem se prepara e se planeja para chegar lá.