Como a assessoria jurídica pode te ajudar a alcançar o sucesso neste ano

10 de abril de 2018

No começo do ano, as empresas, normalmente, estão traçando seus planos de ação em relação às estratégias para os próximos meses.

Normalmente, esse processo envolve os departamentos administrativo, comercial, financeiro e de marketing, mas para aumentar suas chances de sucesso, o ideal é incluir também um outro setor: o jurídico.

Não é raro que as empresas, principalmente aquelas que não têm um núcleo jurídico interno, só procurem o suporte de um advogado quando já estão enfrentando um problema legal, mas isso não é o mais indicado.

Uma boa assessoria jurídica faz um raio X do negócio e o ajuda a planejar os próximos passos com mais segurança e assertividade, e não apenas a lidar com contratempos que já existem.

Confira, na sequência, como a assessoria jurídica pode ser fundamental no crescimento do seu negócio neste ano.

Tenha mais tempo para o seu negócio

Quem abre uma empresa normalmente tem muito com o que se preocupar, principalmente no começo da operação, em que o empreendedor faz um pouco de tudo. No entanto, existem áreas que exigem um conhecimento específico e tempo para dedicação constante dos quais o empreendedor nem sempre dispõe.

Com a assessoria jurídica ao seu lado, fica muito mais fácil se dedicar ao seu negócio sabendo que há um time de especialistas alinhado com o DNA da empresa e seus planos, cuidando de todos os aspectos legais e tributários que você, provavelmente, não teria tempo de gerenciar.

Dê passos com mais segurança

A falta de planejamento é uma das maiores causas de mortalidade empresarial do Brasil. Todos os anos empreendedores que não estão totalmente preparados, porque não criaram nem seguiram um plano de negócios, fecham as portas no país.

Uma boa assessoria jurídica vai ajudar o empresário a preparar e ajustar todos os aspectos do seu business plan (operacional, mercadológico, administrativo, financeiro e de marketing) a questões legais e jurídicas.

Tendo seus planos respaldados por um especialista, o empresário pode agir com muito mais segurança e foco.

Comece acertando

As empresas que estão entrando agora para o mercado também podem buscar suporte em uma assessoria jurídica para garantir que comecem bem estruturadas e tenham chances de prosperar.

Buscar apoio nos processos de decisão de regime tributário, abertura e formalização da empresa pode fazer toda a diferença, já que escolher mal nesse momento pode levar ao pagamento de tributos desnecessários e até à ilegalidade.

Além disso, o compliance feito pela assessoria jurídica garante que o empreendedor esteja em dia com suas obrigações legais, tributárias e também que contratos societários, licenças e demais aspectos administrativos estejam corretos.

Anteveja os riscos e se prepare

É sempre melhor prevenir do que remediar, principalmente no caso das empresas. No mundo corporativo, “remediar”, muitas vezes, quer dizer gastar muito e perder posicionamento no mercado buscando corrigir algo que poderia ter sido evitado.

Por meio de estudos sobre o seu negócio e o mercado em que atua, a assessoria jurídica age justamente na prevenção de riscos, identificando quais são os problemas que podem atingir a empresa a curto e longo prazo. Detectando as ameaças, advogados e gestores podem criar planos para driblar os riscos.

Gerencie crises bem preparado

É muito mais fácil resolver um problema quando você está bem preparado para lidar com ele. Quando uma empresa identifica os cenários de risco ela se torna capaz de criar formas de gerenciar as crises.

Nesse caso, a assessoria jurídica pode atuar tanto antes – na identificação e prevenção – quanto durante a crise, auxiliando os gestores e a própria equipe a enfrentar as adversidades e garantir que a empresa sobreviva, mesmo em tempos de dificuldades.

Conheça a Assis e Mendes Advogados

Se você ainda não conta com uma boa assessoria jurídica para garantir a segurança e a integridade do seu negócio, conheça a Assis e Mendes Advogados, um escritório especializado em Direito Digital, Tecnologia e Direito Empresarial que dará a segurança jurídica que sua empresa precisa para crescer em 2018!

Compartilhe:

Mais Artigos

Desafios da Inadimplência: Estratégias e Alternativas à Judicialização

Descubra estratégias eficazes para lidar com a inadimplência de clientes sem recorrer imediatamente à judicialização. Este artigo explora alternativas viáveis, como o diálogo proativo, negociação amigável, formalização da cobrança e opções de resolução extrajudicial, visando preservar o relacionamento comercial e minimizar os impactos financeiros para sua empresa.

O que fazer se uma réplica do meu produto estiver sendo vendida em Marketplaces?

Marketplaces se tornaram essenciais no comércio online, mas também apresentam desafios, como a venda de produtos falsificados. Este artigo fornece orientações para lidar com réplicas ou falsificações de produtos em marketplaces, incluindo como identificar, denunciar e tomar medidas legais contra os infratores. Consultar um advogado e utilizar plataformas de proteção de marca são passos essenciais para proteger a reputação da marca e a integridade do mercado.

Uso da inteligência artificial e os impactos nas eleições de 2024. Você, candidato, está preparado?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou novas regras para as eleições de 2024, incluindo regulamentações sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). Candidatos devem estar preparados para usar a IA de maneira eficiente, seguindo as regras estabelecidas. A IA tem sido uma tendência global há décadas e sua regulamentação visa garantir a integridade do processo eleitoral, especialmente diante da disseminação de desinformação. O TSE proíbe o uso de chatbots para simular conversas com candidatos, deepfakes e exige que conteúdos gerados por IA sejam rotulados. As plataformas de mídia social também estão sujeitas a novas regras para promover transparência e combater a desinformação.

Quais as principais cláusulas em um Contrato de Licenciamento de Software?

Os contratos de licenciamento de software estabelecem as responsabilidades entre as partes envolvidas na utilização de um software, incluindo o direito de uso e serviços adicionais como suporte técnico e atualizações. Este artigo explora cláusulas essenciais desses contratos, como objeto, propriedade intelectual, suporte técnico, nível de disponibilidade, limitação de responsabilidade e isenção em casos de ataques hackers. Essas cláusulas são fundamentais para garantir uma negociação transparente, resolver disputas e proteger os interesses das partes envolvidas.

Vesting vs. Stock Option: Definições e Diferenças que você precisa conhecer

Descubra as definições e diferenças cruciais entre Vesting e Stock Option no contexto empresarial e de tecnologia. Este artigo explora os requisitos, aplicabilidade e implicações legais de cada método de incentivo de remuneração, ajudando você a decidir o melhor para sua empresa

Contratação de Software e Serviços em Nuvem para Órgãos Públicos: O que mudou e como se preparar

Uma nova portaria estabelece um modelo obrigatório de contratação de software e serviços em nuvem para órgãos do Poder Executivo Federal, visando garantir segurança da informação e proteção de dados. A partir de abril de 2024, os órgãos públicos deverão adotar esse modelo, que inclui critérios de avaliação, formas de remuneração e níveis de serviço. Fabricantes de tecnologia devem atender a requisitos como segurança de dados, flexibilidade de pagamento e indicadores de serviço.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.