Ação de cobrança: como fazê-la sem ser abusivo

23 de outubro de 2018

A inadimplência sempre é delicada, tanto para quem precisa pagar, quanto para quem quer receber. E justamente por conta disso é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar uma ação de cobrança.

Não há dúvidas de que o consumidor inadimplente está em falta com uma de suas obrigações, mas dependendo da forma como a empresa cobra o consumidor, pode acabar desestimulando o pagamento, ou mesmo o ofendendo. E isso é altamente prejudicial para a marca.

O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor declara que “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Portanto, as empresas têm sim o direito de fazer a cobrança de um cliente em situação de inadimplência, mas precisam tomar alguns cuidados para fazer isso da forma correta.

A seguir, veja as melhores práticas para realizar uma ação de cobrança sem constranger o consumidor e conseguir o pagamento da dívida.

Fale diretamente com o consumidor

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam nas ações de cobrança é transmitir informações sobre o pagamento para outras pessoas. Por si só, essa prática já pode gerar constrangimentos e situações bastante incômodas para o cliente.É preciso tomar bastante cuidado para não revelar nada que possa sugerir que o consumidor está em débito.

Por isso é necessário conversar diretamente com o cliente e nunca revelar qual o assunto para outras pessoas, ainda que sejam próximas.

Até no caso de cobranças por escrito, os dados que identificam o cliente devem estar claros para que não haja dúvidas  para quem a mensagem se destina. O artigo 42 diz que: “Em todos os documentos de cobrança de débitos apresentados ao consumidor, deverão constar o nome, o endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente”.

Evite palavras que constrangem e ameaçam

Quando conseguir contato com o consumidor inadimplente, também é necessário estar atento às palavras utilizadas e a forma como será feita a cobrança. Lembre-se sempre de agir com respeito e que não se deve, de nenhuma forma, constranger, expor ou ridicularizar o cliente.

Troque expressões como “verificamos aqui que o senhor está devendo” ou “o senhor não paga desde o dia X” por frases mais brandas, como por exemplo “não identificamos o pagamento da conta X” ou “a conta X venceu nesta data, o senhor conseguiu fazer o pagamento?”.

Ofereça possibilidades

Uma ação de cobrança não deve servir apenas para lembrar o cliente de que ele está em falta com pagamento porque isso ele provavelmente já sabe. O roteiro ideal é aquele que relembra e confirma o débito e oferece possibilidades de solucionar o problema.

Isso mostra para o comprador que você não quer apenas receber o pagamento, mas também ajudá-lo, e essa atitude pode fazer a diferença.

Oferecer o envio de um novo boleto, perguntar se ele gostaria de devolver a mercadoria ou parcelar o débito, por exemplo, são ações que podem ajudar o cliente a resolver a dívida e se organizar melhor financeiramente.

Considere a possibilidade de o cliente já ter pago

Existe sempre a possibilidade de o cliente já ter pago a dívida e o pagamento não ter compensado ainda. Então é sempre importante confirmar se já houve a quitação do débito.

Quando enviar uma mensagem por escrito, como um SMS ou um e-mail, é comum incluir a frase “desconsidere em caso de pagamento” ou similar para deixar claro que você sabe que  ele já pode ter pago a conta em atraso.

Cuidado com os dias e horários das cobranças

Também é preciso tomar cuidado com os dias e horários em que a ação de cobrança será realizada. Receber e-mails de madrugada, SMS nos finais de semana ou ligações depois do horário comercial podem ser encarados como uma atitude abusiva.

Prova disso é que o Art.71 do CDC deixa claro que as empresas não podem “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

Caso a sua empresa opere em desacordo com esse artigo a pena é de a detenção de 3 a 12 meses, mais multa.

Peça ajuda a um profissional

Reverter um cliente inadimplente é extremamente importante para as empresas, mas nem sempre elas têm tempo hábil e conhecimento suficiente para obter êxito. Se você se encontra nessa situação, o melhor pode ser contratar um profissional.

Existem empresas especializadas em cobrança e sistemas que automatizam o envio de mensagens lembrando sobre o pagamento, por exemplo, que podem ajudar bastante. Além disso, também é altamente recomendável ter um advogado cuidando das cobranças judiciais.

O não pagamento de uma dívida também pode estar relacionado com outros processos judiciais, como o fato de o consumidor considerar os valores abusivos. Então, é fundamental ter o auxílio de um advogado.

Compartilhe:

Mais Artigos

Desafios da Inadimplência: Estratégias e Alternativas à Judicialização

Descubra estratégias eficazes para lidar com a inadimplência de clientes sem recorrer imediatamente à judicialização. Este artigo explora alternativas viáveis, como o diálogo proativo, negociação amigável, formalização da cobrança e opções de resolução extrajudicial, visando preservar o relacionamento comercial e minimizar os impactos financeiros para sua empresa.

O que fazer se uma réplica do meu produto estiver sendo vendida em Marketplaces?

Marketplaces se tornaram essenciais no comércio online, mas também apresentam desafios, como a venda de produtos falsificados. Este artigo fornece orientações para lidar com réplicas ou falsificações de produtos em marketplaces, incluindo como identificar, denunciar e tomar medidas legais contra os infratores. Consultar um advogado e utilizar plataformas de proteção de marca são passos essenciais para proteger a reputação da marca e a integridade do mercado.

Uso da inteligência artificial e os impactos nas eleições de 2024. Você, candidato, está preparado?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou novas regras para as eleições de 2024, incluindo regulamentações sobre o uso de Inteligência Artificial (IA). Candidatos devem estar preparados para usar a IA de maneira eficiente, seguindo as regras estabelecidas. A IA tem sido uma tendência global há décadas e sua regulamentação visa garantir a integridade do processo eleitoral, especialmente diante da disseminação de desinformação. O TSE proíbe o uso de chatbots para simular conversas com candidatos, deepfakes e exige que conteúdos gerados por IA sejam rotulados. As plataformas de mídia social também estão sujeitas a novas regras para promover transparência e combater a desinformação.

Quais as principais cláusulas em um Contrato de Licenciamento de Software?

Os contratos de licenciamento de software estabelecem as responsabilidades entre as partes envolvidas na utilização de um software, incluindo o direito de uso e serviços adicionais como suporte técnico e atualizações. Este artigo explora cláusulas essenciais desses contratos, como objeto, propriedade intelectual, suporte técnico, nível de disponibilidade, limitação de responsabilidade e isenção em casos de ataques hackers. Essas cláusulas são fundamentais para garantir uma negociação transparente, resolver disputas e proteger os interesses das partes envolvidas.

Vesting vs. Stock Option: Definições e Diferenças que você precisa conhecer

Descubra as definições e diferenças cruciais entre Vesting e Stock Option no contexto empresarial e de tecnologia. Este artigo explora os requisitos, aplicabilidade e implicações legais de cada método de incentivo de remuneração, ajudando você a decidir o melhor para sua empresa

Contratação de Software e Serviços em Nuvem para Órgãos Públicos: O que mudou e como se preparar

Uma nova portaria estabelece um modelo obrigatório de contratação de software e serviços em nuvem para órgãos do Poder Executivo Federal, visando garantir segurança da informação e proteção de dados. A partir de abril de 2024, os órgãos públicos deverão adotar esse modelo, que inclui critérios de avaliação, formas de remuneração e níveis de serviço. Fabricantes de tecnologia devem atender a requisitos como segurança de dados, flexibilidade de pagamento e indicadores de serviço.

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.