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Black Fraude? Como lojas virtuais podem se proteger contra fraudes

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A Black Fri­day é um dos even­tos mais aguarda­dos pelo comér­cio brasileiro, em espe­cial pelas lojas vir­tu­ais. Mas assim como a sex­ta-feira de liq­uidações gera inter­esse nos com­pradores, tam­bém aca­ba atrain­do muitos criminosos. 

São pes­soas que fazem com­pras fraud­u­len­tas, usan­do infor­mações pes­soais de out­ros usuários e geran­do os temi­dos charge­backs.

Nes­sas situ­ações acon­tece o seguinte: o crim­i­noso faz a com­pra usan­do um cartão clon­a­do. Quan­do percebe o que acon­te­ceu, o ver­dadeiro dono infor­ma a oper­ado­ra do cartão e solici­ta o estorno para rece­ber de vol­ta os crédi­tos deb­ita­dos pelo pro­du­to. O grande prob­le­ma é que quan­do a loja vir­tu­al é infor­ma­da que não rece­berá o paga­men­to porque a com­pra foi fraud­u­len­ta já entre­gou o pro­du­to. Com isso, a loja perde o pro­du­to e o paga­men­to cor­re­spon­dente a ele. 

Para evi­tar que isso acon­teça com o seu negó­cio, é necessário tomar alguns cuida­dos, que nós ver­e­mos a seguir. 

Con­tin­ue com os pro­ced­i­men­tos de segurança

Na Black Fri­day esse tipo de situ­ação cos­tu­ma ser mais comum porque o aumen­to no número de pedi­dos faz com que muitas lojas queiram agilizar as entre­gas e não tomem medi­das de segu­rança, como anal­is­ar se a com­pra é coer­ente com o históri­co de pedi­dos daque­le consumidor. 

Ape­sar de ser um dia mais agi­ta­do do que os out­ros, é fun­da­men­tal man­ter os pro­ced­i­men­tos de segu­rança para evi­tar que com­pras fraud­u­len­tas sejam con­fir­madas em sua loja. 

Se pro­te­ger con­tra vaza­men­to de dados

Ado­tar pro­ced­i­men­tos de segu­rança, como a crip­tografia da conexão, é fun­da­men­tal para todos os sites, prin­ci­pal­mente para os que lidam com dados pes­soais como números de cartões de crédi­to e endereços. 

Man­ten­do a segu­rança dig­i­tal como uma das prin­ci­pais pre­ocu­pações do negó­cio, é pos­sív­el reduzir as chances de crim­i­nosos con­seguirem aces­sar infor­mações dos clientes e vazar os dados.

Faz­er con­fir­mações com o cliente

Antes de faz­er a lib­er­ação do pro­du­to para envio é fun­da­men­tal entrar em con­ta­to com o con­sum­i­dor para que ele con­firme se real­mente foi ele quem fez a com­pra. Ape­sar de exi­gir um pouco mais de tem­po na entre­ga, essa ação pode evi­tar o pre­juí­zo de um chargeback. 

Pro­te­ger-se juridicamente 

Um dos papéis da asses­so­ria jurídi­ca é diag­nos­ticar os riscos e pon­tos frágeis na segu­rança dig­i­tal do negó­cio, inclu­sive os que podem levar ao charge­back. Com a aju­da de advo­ga­dos espe­cial­iza­dos, o lojista poderá encon­trar for­mas de evi­tar as chances de sofr­er com esse tipo de fraude e cri­ar pro­to­co­los que garan­tam sua pro­teção jurídi­ca, caso haja um vaza­men­to de dados. 

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