Termo de Permanência. Como gerar mão de obra qualificada para sua Empresa?

20 de setembro de 2022

Você com certeza já se deparou com aquele funcionário que é criativo, dinâmico, pro ativo, mas não possui algum requisito técnico necessário para exercer uma função.

Então, considerando a falta de qualificação, você acaba demitindo-o ou não o promovendo e vai ao mercado de trabalho contratar um novo funcionário que tenha referido requisito técnico.

Esta história lhe parece similar?  Provável que sim…

Não é de hoje que muitas empresas enfrentam o problema da qualificação técnica dos funcionários e, muitas vezes, acabam não pagando um curso por medo do funcionário deixar a empresa assim que concluir a certificação.

No entanto, para prevenir esse tipo de acontecimento existe um documento jurídico chamado Termo de Permanência.

Basicamente o Termo de Permanência garante que o funcionário, para o qual a empresa pagou um curso, mantenha seu vínculo durante um determinado período de tempo, sob pena de ter que ressarcir o valor do curso/certificação para a empresa.

Exemplo: Imagine que sua empresa tenha um funcionário que necessite de qualificação na área de Marketing. Então, ao invés de buscar um novo profissional, ela resolve pagar uma pós graduação em Marketing para o funcionário com duração de 02 anos. 

Este funcionário, por sua vez, assinará um Termo de Permanência se comprometendo a ficar na empresa pelo período de 02 anos na empresa, após a conclusão da Pós Graduação. Caso fique um tempo menor, deverá ressarcir o valor pago pela pós para a empresa.

Simples, não?!

No entanto, não é só isso. No momento que o Termo de Permanência for elaborado deve haver uma cláusula que preveja a possibilidade de descontar o valor das verbas rescisórias (limitado a 01 salário do empregado).

Além disso, uma cláusula prevendo o pagamento de eventual saldo sob pena de multa, juros e a propositura de uma ação judicial deve estar presente no Termo de Permanência.

Viu só?! Este é um documento que, sem dúvida, irá lhe ajudar a qualificar sua equipe e, ao mesmo tempo, garantir que o investimento não seja feito e perdido, caso o funcionário opte por deixar a empresa antes do término do prazo de permanência.

Compartilhe:

Mais Artigos

Lei nº 15.270/2025: O Que Você Precisa Fazer Agora para Não Perder Dinheiro com a Nova Tributação

Introdução Aprovada oficialmente em 26 de novembro de 2025, a Lei nº 15.270 institui o Imposto de Renda Mínimo Global da Pessoa Física (IRPFM), promovendo uma mudança profunda na forma …

A perda de dados como risco jurídico: a responsabilidade dos fornecedores à luz do CDC e das relações comerciais

Análise das recentes jurisprudências que responsabilizam fornecedores por perda de dados e do porquê empresas de tecnologia precisam reforçar contratos e governança para reduzir riscos.

Regulação das Big Techs no Brasil: impactos para empresas de tecnologia

Regulação Econômica das Big Techs: o que muda com o novo projeto de lei enviado à Câmara Introdução No último dia 17/09 o governo federal enviou à Câmara dos Deputados …

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados | Impactos para empresas de tecnologia

MP 1317/2025: ANPD vira Agência Nacional de Proteção de Dados — impactos para empresas de tecnologia O que é a MP 1317/2025 e por que importa A Medida Provisória nº …

ECA Digital: impactos e adequação para empresas de tecnologia

ECA Digital: impactos e oportunidades para empresas de tecnologia O que é o ECA Digital O ECA Digital, criado pela Lei nº 15.211/2025, atualiza o Estatuto da Criança e do …

REDATA: entenda o novo regime tributário para datacenters no Brasil

Novo regime tributário para datacenters: entenda os benefícios da MP 1.318/2025 O setor de tecnologia brasileiro ganhou um novo marco regulatório: a Medida Provisória nº 1.318/2025 instituiu o Regime Especial …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.