Marco Civil da internet: tudo o que você precisa saber

28 de novembro de 2017

Em abril de 2024, a Lei nº 12.965/14, mais conhecida como Marco Civil da internet, completou 10 anos de existência, mas muita gente ainda não sabe do que se trata a proposta que prometia mudar a internet brasileira.

Se você é uma delas, não tem problema. Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é e qual a importância do Marco Civil no país.

O que é Marco Civil?

O Marco Civil foi criado para ser a lei que trata especificamente sobre a internet, já que nenhuma das outras conseguia se adequar tão bem ao mundo digital. O projeto foi polêmico desde o princípio, ficou três anos em trâmite na Câmara e sofreu mais de 50 tentativas de alteração por parte do Senado e do Congresso Nacional.

Veja, a seguir, alguns dos mais importantes princípios nos quais o Marco Civil da internet é baseado:

Neutralidade da rede: esse princípio defende que o acesso à internet deve ser igual para todos. O usuário deve pagar por um pacote de volume de dados e ser livre para acessar aquilo que quiser, não podendo ser cobrado a mais ou a menos pelo tipo de página ou serviço que acessa.

Privacidade na web: teoricamente, por meio do Marco Civil da internet, o brasileiro teria direito à privacidade, sendo que qualquer tipo de troca de dados e informações pessoais do usuário seriam mantidos em sigilo absoluto. A única forma de acessar conteúdos particulares de alguém seria por ordem judicial, para a investigação de um crime.

Esse princípio ainda identifica como criminosas as empresas brasileiras de internet que mal utilizarem ou divulgarem informações dos seus usuários que firam a privacidade deles. As penas para o descumprimento dessa parte do Marco Civil variam desde multas até o encerramento da empresa.

Registros de acesso: o Marco Civil também proíbe que os provedores de internet guardem dados e registros de acesso dos consumidores sem que haja um propósito específico e o acordo prévio com o usuário. Dessa forma, qualquer “rastro” deixado em sites não poderá ser armazenado pelas empresas que oferecem serviços de conexão. Mesmo empresas estrangeiras que têm operação no Brasil devem respeitar essa regra.

Obrigações do governo: nesta parte do Marco Civil o governo brasileiro se compromete a estimular a expansão e o desenvolvimento da internet no país, que é entendida como uma forma de promover informação, conhecimento e cultura para o povo brasileiro.

Liberdade de expressão: também é garantido pelo Marco Civil o direito à liberdade de expressão, algo que é frisado no texto como “sendo condição para o pleno exercício do direito de acesso à internet”.

Tudo isso monstra que o Brasil caminha rumo a uma internet mais justa e segura e de um judiciário com maior entendimento da necessidade da tecnologia para o desenvolvimento do país, mas ainda há muito o que caminhar para que possamos dizer que a internet no Brasil é livre, democrática e estamos seguros enquanto a acessamos.

Compartilhe:

Mais Artigos

Fui vítima de um crime virtual: e agora?

É muito importante saber o que fazer para se proteger e buscar justiça.

Minha empresa precisa mesmo de um DPO?

A obrigatoriedade do profissional é patente. Veja os motivos.

GOOGLE E JUSBRASIL SÃO OBRIGADOS A REMOVER PÁGINAS QUE EXPÕEM DADOS DE VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

As empresas responderam afirmando não terem responsabilidade sobre o conteúdo publicado

O SITE DA MINHA EMPRESA COLETA DADOS; PRECISO ME ADEQUAR À LGPD?

Se o site coleta dados pessoais por cookies, análise de tráfego, formulários de contato ou outra ferramenta, sua empresa deve estar em conformidade com a LGPD.

Na era dos cibercrimes, a sua empresa está preparada para lidar com um incidente de segurança?

Entre as ações necessárias está o Plano de Respostas a Incidentes

Comunicado | Domicílio Judicial Eletrônico

Pedimos sua atenção para uma atualização cadastral necessária: Foi instituído o Domicílio Judicial Eletrônico, com a obrigatoriedade das empresas cadastrarem um e-mail válido para receberem citações e informações da Justiça …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.