Comunicado | Domicílio Judicial Eletrônico

17 de maio de 2024

Pedimos sua atenção para uma atualização cadastral necessária:

  • Foi instituído o Domicílio Judicial Eletrônico, com a obrigatoriedade das empresas cadastrarem um e-mail válido para receberem citações e informações da Justiça e do Poder Judiciário. 
  • Quem não fizer o cadastro voluntário até 30 de maio poderá receber multa e perder prazos judiciais.
  • O cadastro é simples e pode ser feito através do eCNPJ da empresa, com acesso ao portal indicado no nosso manual, abaixo.

A Resolução 455/22 do CNJ tornou obrigatória a utilização do domicílio eletrônico por todos os tribunais. Com isso, as empresas passarão a ser citadas sobre novos processos judiciais, além de receberem intimações judiciais sobre andamentos e atos processuais relevantes por e-mail, ao invés de cartas enviadas pelos Correios.

O cadastro é simples e pode ser feito através do portal do CNJ com o uso do eCNPJ da empresa ou dos dados de acesso ao gov.BR.

Entretanto, acompanhamos as estatísticas e percebemos que poucas empresas fizeram o seu cadastro voluntariamente. As empresas que não concluírem seus cadastros até o dia 30 de maio estarão sujeitas a multas e poderão perder o prazo para defesa, pois novas intimações e citações serão feitas para os e-mails cadastrados na base da Receita Federal.

Portanto, sugerimos que seja criado um grupo ou máscara de e-mail do tipo “novoprocessojudicialCNJ@” para que as notificações eletrônicas sejam corretamente recebidas e processadas. Não sugerimos que apenas os e-mails do nosso escritório sejam inseridos como responsáveis, para que haja duplo controle e a possibilidade de filtro dos assuntos diretamente pelos responsáveis internos antes de serem delegados para nós.

Como parte do nosso compromisso com a eficiência e agilidade, o time do contencioso do Assis e Mendes Advogados resumiu o manual do CNJ – consulte aqui – e se coloca à disposição para auxiliar nossos clientes neste cadastro.

Sempre que precisar, fale com a gente! Estamos sempre a um clique de você!

 

Compartilhe:

Mais Artigos

Delegar a declaração do IR 2025 com segurança é possível

O período de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) costuma vir acompanhado de dúvidas e correria. Para muitos brasileiros, a solução tem sido terceirizar essa …

Web scraping e LGPD: riscos jurídicos do uso de dados públicos

O web scraping e LGPD vêm ganhando atenção devido aos desafios jurídicos envolvidos na coleta de dados públicos. Ferramentas como está capturam informações de sites, redes sociais e portais do …

Adriano Mendes é Nomeado Diretor Jurídico da ASSESPRO-SP 2025/2026

É com grande satisfação que anunciamos a nomeação de Adriano Mendes, CEO do Assis e Mendes Advogados, como Diretor Jurídico da Federação ASSESPRO-SP para o biênio 2025/2026. A oficialização ocorreu …

Publicidade Digital: Quando um Post Vira Processo? Riscos e Responsabilidades

O caso Virgínia Fonseca e apostas online reacendeu o debate sobre publicidade digital e responsabilidade legal, levantando questões importantes para influenciadores e marcas. A crescente influência dos criadores de conteúdo …

Reforma Tributária: Como Proteger Sua Empresa nos Contratos

A Emenda Constitucional nº 132/2023, também conhecida como Reforma Tributária, está prevista para entrar em vigor gradualmente a partir de 2026. Essa mudança tem gerado incertezas entre empresas de diversos …

Alerta Sobre Golpe de Falsos Processos Judiciais

Nos últimos dias, recebemos relatos de clientes que foram abordados por WhatsApp por pessoas se passando por advogados e mencionando falsos processos judiciais. Como funciona o golpe processo judicial? Esses …

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.

Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /home/defaultwebsite/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /home/defaultwebsite/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents() #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /home/defaultwebsite/public/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51