Advocacia de Compliance

10 de maio de 2021

O tema compliance passou a ganhar destaque e relevância a partir dos escândalos de corrupção vividos pela política nacional, que demandaram a necessidade de criação de uma lei específica de conformação para esses casos de corrupção – a Lei nº 12.846/2013 -, sendo esse o marco inicial do compliance no Brasil.

 

O termo compliance nasceu em virtude do crescimento da corrupção no Brasil e no mundo, mas não se limita a isso, até mesmo porque, analisando a etimologia da palavra, compliance significa “agir de acordo com”, sendo isso aplicado a todo e qualquer ato da vida civil, devendo-se agir de acordo com a lei, normas, valores, princípios e, principalmente, com a ética.

 

É notória a modificação cultural que a sociedade vem enfrentando nos últimos anos, de modo que cada vez mais tem se exigido do cidadão e das empresas uma postura adequada, não apenas à lei, mas também aos valores e princípios da sociedade e da postura ética que cada um deva ter, portanto, o compliance está ligado diretamente à mudança de comportamento.

 

Tendo em vista que o compliance nasceu com um foco empresarial, é fundamental a aplicação da advocacia de compliance nas empresas, visto a necessidade de aplicação de tal política e estratégia.

 

Imaginando a rotina em uma empresa, caso algo dê errado e gere uma responsabilidade de reparar um prejuízo, ainda que o empresário e seus sócios sejam os últimos a tomarem conhecimento do fato, isso não os isentará da responsabilidade. É o que em direito se chama teoria do domínio do fato, ou seja, não se poderá alegar que não havia conhecimento ou controle daquela determinada situação ou de que estava-se praticando atos de modo errôneo e em desconformidade com a norma e princípios.

 

Por isso, a implementação de um programa de compliance decorre da necessidade de prevenção, devendo ser ressaltado o aspecto jurídico, visto que, como já mencionado, não há a possibilidade de a empresa se isentar da responsabilidade, alegando desconhecimento da prática de determinado ato.

 

Além do aspecto jurídico, importante destacar também os aspectos econômico, mercadológico e de marketing, que justificam a implementação de um programa de compliance, isto porque vivemos na era digital, de modo que toda a informação se propaga publicamente rapidamente por meio das redes sociais. Portanto, um ato praticado em desconformidade com a ética, bons costumes e princípios norteadores da preservação social, cultural, ambiental, dentre outros, gera uma rápida imagem negativa da empresa, afetando sua sustentabilidade econômica, sobrevivência e preservação.

 

Por isso, é tão importante para a empresa uma advocacia de compliance, sendo fundamental a figura do advogado, que estará atento à evolução legislativa, visto que no processo, implementação e estruturação do programa de compliance é imprescindível o cumprimento às normas e princípios norteadores do direito.

 

Além disso, tendo em vista que o programa de compliance objetiva a prevenção de riscos, é necessário um indivíduo especializado na identificação dos riscos jurídicos, porque conseguindo a prevenção dos riscos jurídicos há a prevenção quanto à imagem e nome da empresa, além do fortalecimento da marca.

 

Assim, o advogado especializado irá analisar a complexidade jurídica e verificar tudo aquilo que não está em conformidade com a lei, ética, valores e princípios, estruturando uma estratégia para corrigir e prevenir os riscos, sendo esses tanto os internos – que já estejam acontecendo dentro da empresa ou que possam a qualquer momento acontecer, por irregularidades jurídicas existentes -, quanto os externos – situações que ainda não ocorreram, mas que pela evolução do movimento jurídico acontecerão em curto tempo.

 

Sabe-se que o volume e rotatividade de funcionários faz com que a empresa esteja permanentemente em risco. Assim, para minimizar e prevenir tais riscos, é fundamental a criação de normas internas, que serão elaboradas por meio do advogado especializado em advocacia de compliance.

 

Por fim, ressalta-se que a advocacia do compliance não se limita ao direito empresarial, sendo possível sua associação a várias outras áreas do direito como, por exemplo, o direito tributário, direito civil, direito trabalhista, direito do consumidor, direito digital dentre outros, porque a empresa pratica atos que se relaciona a todas essas referidas áreas, de modo que o compliance deverá ser implantado em cada uma delas.

 

Caso sua empresa precise de orientação e ajuda na elaboração de programa de compliance, entre em contato com a equipe do Assis e Mendes pelo site www.assisemendes.com.br.

 

FERNANDA MIRANDA é advogada da equipe Contenciosa e Métodos Resolutivos de controvérsias do Assis e Mendes Sociedade de Advogados.

Compartilhe:

Mais Artigos

CONTRATOS DE FRANQUIA E DE LICENCIAMENTO E SUAS PECULIARIDADES SOB A ANÁLISE DO DIREITO EMPRESARIAL

Ao abordarmos os contratos de franquia e os de licenciamento, nos deparamos com importantes questões que carecem de elucidação por meio de uma análise acurada das peculiaridades de cada instituto, …

Responsabilidade Civil em plataformas de Redes Sociais

As redes sociais se tornaram parte essencial do nosso dia a dia, conectando milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, à medida que essas plataformas crescem, também aumentam os …

Vitória em Ação de Cobrança de R$ 1,2 Milhão: Como Garantimos a Procedência da ação para Empresa no ramo de Tecnologia

Artigo informando sobre a procedência da ação de cobrança no valor de R$1,2 milhão relativo à débitos pendentes de taxas mensais de utilização de SaaS e taxas de serviços de suporte

Juízes Brasileiros Estão Preparados para Julgar Causas Relacionadas à Inteligência Artificial?

No cenário jurídico atual, a Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma ferramenta tecnológica; ela se tornou um elemento central em diversas áreas, incluindo a aplicação da lei.

Uma fotografia ganha um prêmio (em dinheiro) e depois descobre-se que na verdade se trata de Inteligência Artificial. A empresa pode reaver o dinheiro?

O artigo versa sobre os impactos da utilização da inteligência artificial em concursos de fotografia, e suas consequências quando utilizada indevidamente.

Como a Inteligência Artificial é um Desafio ao Ordenamento Jurídico Brasileiro?

A Inteligência Artificial tem trazido benefícios ao Judiciário brasileiro mas os desafios também se mostram presentes

Entre em contato

Nossa equipe de advogados altamente qualificados está pronta para ajudar. Seja para questões de Direito Digital, Empresarial ou Proteção de Dados estamos aqui para orientá-lo e proteger seus direitos. Entre em contato conosco agora mesmo!

Inscreva-se para nossa NewsLetter

Assine nossa Newsletter gratuitamente. Integre nossa lista de e-mails.